Há pelo menos um mês o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deu início a uma campanha para tentar diminuir a fila de espera por benefícios sociais. Foi então, que o mutirão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) começou a fim de eliminar a fase de perícia social para quem está com esta etapa atrasada.
Nos dias 15 e 16 de julho, sábado e domingo respectivamente, acontecerá o mutirão do BPC na cidade do Rio de Janeiro. Os interessados poderão agendar o atendimento e comparecer na agência da Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, onde a campanha será realizada. O INSS frisa que na ocasião não serão realizadas perícias médicas, obrigatória para pessoas com deficiência.
O intuito do mutirão é de que os interessados em receber o BPC possam passar por avaliação social. Isso significa que 21 assistentes sociais a disposição, a fim de que realizem 300 avaliações extras, com questionário sobre a renda familiar, como aquela família vive em relação a escolaridade, acesso a saneamento, televisão, eletrônicos, unidades de saúde e etc.
O mutirão do BPC visa diminuir o tempo de espera para receber o benefício que já chega a 180 dias, ou seis meses. Por lei o auxílio financeiro de até um salário mínimo deveria ser pago no prazo máximo de 45 dias. Os mutirões já foram realizados em cidades de outros estados, como Montes Claros (MG), Caruaru (PE) e Juazeiro do Norte (CE).
Para receber o BPC é preciso estar inscrito no Cadastro Único, com renda familiar de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa. Além de ser pessoa com deficiência incapaz de trabalhar, ou idoso com mais de 65 anos.
Como agendar atendimento no mutirão do BPC?
Ainda dá tempo de agendar o atendimento no mutirão do BPC, esse processo é obrigatório e os avaliadores não vão atender quem não estiver com hora marcada. Para escolher a data e o horário desejados, basta:
- Ligue para a Central de Atendimento do INSS número 135;
- Escolha a opção “Agendamento de perícia”;
- Informe todos os dados necessários.
A Central de Atendimento funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação tem custo e por isso a recomendação é que seja feita por um telefone fixo, ou um celular com crédito e não bônus.
O próximo mutirão do BPC no Rio de Janeiro acontecerá em Macaé, no Norte Fluminense, nos dias 5 e 6 de agosto. Em setembro, a ação deverá chegar à Baixada Fluminense.