A fim de tornar as informações públicas mais transparentes, os valores do Bolsa Família pagos de forma individual serão expostos. Para quem recebe o benefício já há algum tempo, ficará mais fácil acompanhar qual a evolução do seu auxílio. As informações sobre essa atualização são recentes e pode pegar muitas pessoas de surpresa.
Podem ser contemplados com os valores do Bolsa Família os grupos que recebem no máximo R$ 218 por pessoa no mês. Nesta quantia não entram os rendimentos vindos de outros benefícios sociais, inclusive aqueles pagos pela prefeitura ou governo do estado. Mas, vale para o pagamento de pensão alimentícia, emprego ainda que informal, e demais rendimentos.
Desde a última terça-feira (11) o valor recebido por cada família passou a ser incluso no Portal da Transparência. A Controladoria Geral da União (CGU) foi o órgão responsável por disponibilizar essa informação, e agora qualquer pessoa pode consultar quanto outro indivíduo recebe no programa. Os dados disponibilizados tratam dos meses de março a maio de 2023.
O portal vai mostrar a lista dos mais de 20 milhões de beneficiários e o repasse a cada família, com filtros por Estado, município e período. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), os dados contendo os valores do Bolsa Família serão atualizados todos os meses.
Como consultar os valores do Bolsa Família?
A consulta aos valores do Bolsa Família pretende tornar o programa mais justo. Quando qualquer cidadão consegue ver as quantias repassadas, a população ajuda na fiscalização destes repasses, entendendo se as promessas do governo realmente estão sendo cumpridas.
Por outro lado, quem observar que uma família fora das exigências está recebendo o benefício que poderia estar ajudando quem realmente precisa, tem a permissão de denunciar. Para verificar as quantias que estão sendo repassadas basta:
- Acesse o Portal da Transparência;
- Clique em “Novo Bolsa Família”, e em seguida “Consulta”;
- No canto esquerdo da página haverá a aba “Filtro” em que a busca pode ser feita por: Busca livre, período, tipo de benefício, estado, município e valor;
- Em “Detalhar” o cidadão terá todas as informações.
O documento pode ser baixado, e um gráfico com todas as informações também é gerado a cada busca. Além disso, será possível consultar especificamente o nome de um beneficiário a partir do nome, CPF ou Número de Identificação Social da pessoa.