Ter um carro é um sonho para muitos brasileiros. Na internet existem uma infinidade de anúncios dos mais variados modelos usados por preços diversos. Mas será que é seguro? Confira dicas especiais sobre o assunto.
Um levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostrou um aumento de 22,7% nos negócios com automóveis usados, entre os meses de abril e maio.
Ao pesquisar um veículo na internet é possível encontrar diversos anúncios com preços variados, mas de acordo com especialistas é preciso ficar atento para não cair em fraudes.
Golpes e fraudes na compra de veículos pela internet
Os consumidores, de acordo com a Zapay, fintech de tecnologia de pagamento de débitos veiculares, podem identificar alguns golpes que são aplicados na internet e evitar prejuízos.
Golpe da clonagem de anúncios
O criminoso faz a cópia das fotos e dos dados de um carro anunciado por outra pessoa ou loja e cria um novo anúncio na internet com um valor bem abaixo. Ao aparecer interessados, o golpista diz que não pode mostrar o veículo e pede um depósito como sinal.
Sinal
O criminoso pede um sinal para reservar o carro alegando que existem muitos outros interessados. Após o depósito, o bandido some e a pessoa perde o dinheiro.
Golpe do empregado da montadora
O bandido finge ser um funcionário de uma montadora e afirma que possui acesso a carros novos e/ou seminovos com descontos especiais. Ele então pede um depósito antecipado e some.
Golpe do consórcio contemplado
O bandido afirma que foi contemplado em um consórcio e que deseja vender a carta de crédito por um preço abaixo do mercado. Após o depósito do valor, o bandido desaparece.
Como se proteger destes tipos de golpe
A dica mais importante é desconfiar de valores muito abaixo do mercado. Sempre consulte a tabela Fipe e compare com outros anúncios parecidos.
Também não efetue depósitos antes de ver o carro pessoalmente e verificar toda a documentação. De preferência pelo pagamento no ato da entrega ou através de serviços seguros de intermediação financeira.
É muito importante fazer uma vistoria no carro para conferir as condições mecânicas e estruturais. Também confira se existem multas, impostos ou financiamentos pendentes. Solicite a nota fiscal, o manual, a chave reserva e o comprovante de revisões.