Banco digital oferece cartão de crédito com o MENOR CUSTO para o consumidor

Os bancos digitais chegaram para revolucionar o mercado financeiro e conquistaram milhões de clientes no Brasil. Entre estes bancos, um se destaca pelos serviços oferecidos e também por ter o cartão de crédito com o menor custo para os consumidores.

Banco digital oferece cartão de crédito com o MENOR CUSTO para o consumidor
Banco digital oferece cartão de crédito com o MENOR CUSTO para o consumidor (Imagem FDR)

Estamos falando do Nubank. De acordo com um levantamento feito pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), o cartão Gold do Nubank possui o CET (Custo Efetivo Total) mais baixo entre 72 cartões diferentes de 17 instituições financeiras

Cartão Nubank é o mais barato para consumidores 

O CET engloba todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um crédito. De acordo com a pesquisa, o Nubank atingiu 289,60% ao ano, ante os 836,29% do cartão com o CET mais elevado.

Um ponto de atenção levantado pela Proteste é a anuidade do cartão, já que algumas instituições só oferecer o benefício da anuidade grátis no primeiro ano de uso. Este é o caso do Santander Dufry Platinum e Banrisul Mastercard (Gold, Standard e Platinum).

Outro ponto de atenção é que alguns lugares determinam condições para a isenção desta anuidade, como um valor mínimo que precisas ser gasto todos os meses. Isso acontece com Mastercard Libre (do Banrisul), Bradesco NEO Platinum e Santander SX.

De acordo com o especialista da Proteste, Rodrigo Alexandre, quando o consumidor não cumpre o que foi estabelecido, será cobrada uma parcela mensal referente à anuidade do cartão.

Parcelamento de fatura deve ser evitado 

Rodrigo diz ainda que entre os juros que prejudicam as finanças está o parcelamento de fatura. “Essa é uma maneira de o consumidor não entrar no rotativo. Porém, encontramos juros de até 657,68% ao ano, no cartão Next Visa internacional. Por isso, também não aconselhamos que se faça esse tipo de parcelamento”, disse ele ao Money Times.

Fora isso, ainda existem dois outros juros que precisam ser evitados: o parcelamento de compras (que pode chegar a até 274,10% ao ano, no Banrisul Mastercard básico) e da função saque com o cartão de crédito.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.