Conseguir receber benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem se tornado cada vez mais difícil. A Previdência Social tem enfrentado uma crise de requerimentos represados, e que aumentam o tempo de espera pelo salário. No entanto, uma excelente notícia foi dada com aprovação de 400 mil processos.
No dia 6 de julho foi promovido o encontro de gestores da Previdência na Superintendência Sudeste II, que abrange os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Na ocasião, o INSS informou que a fila de recursos administrativos caiu no último semestre. Haviam pelo menos 1,3 milhão de pedidos em janeiro, e em junho deste ano o total era de 900 mil.
Isso significa que 400 mil processos com recursos contra a autarquia que aguardavam uma resposta foram finalmente respondidos. Embora seja um motivo de comemoração, considerando que parte da população que aguardava uma conclusão sobre o seu pedido foi finalmente atendida, o caminho a ser percorrido ainda é longo e preocupante.
Tudo porque, na fila do INSS para benefícios iniciais, ou seja, o primeiro pedido, ainda possuí 1.79 milhões de requerimentos. Deste total, 1,19 milhão são de requerimentos de análise administrativa, quando não há necessidade de passar por perícia médica. Já os que dependem de perícia, como o auxílio-doença, são 596 mil pedidos.
Quais processos do INSS foram respondidos?
É importante dizer que a fila do INSS que diminuiu foi de processos administrativos contra a decisão da Previdência. Para os pedidos iniciais, quer dizer, a primeira solicitação, nada mudou e a fila continua bem extensa. A queda de 400 mil pedidos vale para quem não concordou com a decisão do INSS, e entrou com um recurso solicitando uma nova avaliação.
Quando a solicitação é negada, o segurado tem o prazo de 30 dias para apresentar uma defesa contestando a decisão. Vale principalmente para apresentação de novos documentos que comprovem as exigências, como extratos de contribuição ou laudos médicos. Feito isso, o Instituto fará uma nova análise sobre o pedido.
O pedido de contestação pode ser feito no próprio aplicativo ao consultar que o benefício foi negado. Caso a resposta seja negativa novamente, o segurado ainda tem a opção de entrar com um processo judicial, mas será preciso contar com a ajuda de um advogado e arcar com os custos.