CAIXA vai cobrar PIX em julho? Entenda polêmica que está deixando brasileiros preocupados

Recentemente, uma polêmica foi levantada após Caixa anunciar que iria cobrar uma taxa para uso do PIX por empresas. Esta taxa passaria a ser cobrada no próximo dia 19. Com isso, um post começou a circular nas redes sociais falando sobre o assunto e gerou muitas dúvidas. Entenda.

CAIXA vai cobrar PIX em julho? Entenda polêmica que está deixando brasileiros preocupados
CAIXA vai cobrar PIX em julho? Entenda polêmica que está deixando brasileiros preocupados (Imagem FDR)

Este post que vem sendo compartilhado nas redes sociais distorce uma matéria veiculada  pela Jovem Pan. A Caixa realmente ia cobrar uma taxa para o uso do PIX por empresas a partir do próximo dia 19, mas a medida foi suspensa.

Post distorce notícia sobre taxação do PIX

“O BANCO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL VAI COMEÇAR A FAZER A COBRANÇA DO PIX. A PARTIR DE 19 DE JULHO começa a valer a taxação”, afirmava o letreiro sobreposto ao vídeo original de uma matéria da Jovem Pan.

Na matéria da Jovem Pan, a jornalista Adriana Reid afirma, entre cortes de edição: “A Caixa Econômica Federal vai passar a cobrar tarifas sobre operações feitas por Pix. Sabe o que sobre o valor que deverá ser cobrado?”.

Esta postagem falsa utiliza uma matéria exibida no dia 20 de junho na emissora. Já o post falso retira a matéria de contexto editando a fala da jornalista e também do repórter. 

A Caixa realmente havia anunciado que passaria a cobrar uma tarifa pelo uso da ferramenta de pagamentos para pessoas jurídicas. No entanto, devido a grande repercussão negativa, a cobrança foi suspensa.

Vale lembrar que a conrtanca de tarifas para pessoas jurídicas sempre esteve autorizada pelo Banco Central. Bancos, como o Itaú e o BB, já cobram esta tarifa desde antes do presidente Lula assumir o cargo.

Lula mandou suspender taxa pelo uso do PIX

“Foi pedido que suspendessem temporariamente até o presidente estar de volta semana que vem para que isso seja validado pelo presidente”, afirmou o ministro da casa Civil Rui Costa, segundo O Globo.

A novidade não pegou bem e causou uma repercussão negativa nas redes sociais, fato que trouxe preocupação no Palácio do Planalto. Ministros também ficaram irritados com os ruídos de comunicação que foram gerados.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile