Contribuintes na MALHA FINA se chocam com o prazo MÁXIMO de pagamento e correções

Antes mesmo de finalizar o prazo máximo para entrega do Imposto de Renda, em 27 de maio a Receita Federal já havia informado que dos 32,4 milhões de documentos entregues até aquela data, pelo menos 6,5% estavam retidos. A partir de sexta-feira (7) todos os contribuintes poderão consultar se caíram na malha fina, e a partir disso fazer as devidas correções e pagamentos.

Contribuintes na MALHA FINA se chocam com o prazo MÁXIMO de pagamento e correções
Contribuintes na MALHA FINA se chocam com o prazo MÁXIMO de pagamento e correções (Imagem: FDR)

A malha fina é o processo em que a declaração do contribuinte fica retida, sem possibilidade de gerar restituição e com pendência em nome do cidadão. Isso acontece acontece quando os dados informados estão errados, por exemplo, com erro de digitação, sonegação de informações, e até quando a declaração sequer é enviada para a Receita Federal.

Nestes casos, a Receita pode inclusive bloquear o CPF do contribuinte que estiver com pendências. O que o impossibilita de receber a restituição, de participar de concurso público, emitir passaporte, ou conseguir crédito financeiro. Em outras palavras, o cidadão fica inativo na sociedade até que consiga regularizar todas os erros que foram descobertos.

Quem sonega imposto pode ainda ser penalizado judicialmente, acusado de crime. Por isso é muito importante conseguir consultar se está na malha fina, e mais do que isso, corrigir as informações que foram transmitidas de forma errada e fazer todos os pagamentos que forem exigidos pelo Fisco.

Até quando é possível corrigir a declaração que caiu na malha fina?

A Receita Federal informa que ao consultar se está na malha fina, o contribuinte deve obrigatoriamente corrigir todas as declarações que estiverem com erros. Necessitam de correção, com envio de uma declaração retificadora, as declarações que estiverem com o status “Pendente” ou “Omisso”.

Basta acessar o site da Receita Federal, o e-CAC ou aplicativo Meu Imposto e na opção “Declarações do IRPF” consultar o status. Segundo a instituição pública, quem estiver com pendências tem que respeitar o prazo de correção:

No entanto, a recomendação é de que as correções sejam feitas o quanto antes para evitar as penalizações.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile