Bancos alteram data de fechamento da fatura do cartão e irritam clientes; confira quais são

Os clientes de bancos que utilizam o cartão de crédito estão ficando irritados com as instituições financeiras. Esta insatisfação teve início após os bancos começarem a alterar a data de fechamento das faturas dos cartões, algo que pode atrapalhar o planejamento financeiro de cada um. Veja os detalhes.

Bancos alteram data de fechamento da fatura do cartão e irrita clientes; confira quais são
Bancos alteram data de fechamento da fatura do cartão e irrita clientes; confira quais são (Imagem FDR)

Diante dessa situação, o Procon-PR e a Seju (secretaria da Justiça e Cidadania) notificaram os principais bancos do país: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica, Nubank, Santander e Banco Inter.

Bancos são notificados após alterar fechamento de fatura do cartão 

Os bancos foram notificados por conta da suposta falta de informações sobre a mudança da data de fechamento das faturas dos cartões de crédito dos seus clientes.

De acordo com a notificação, as instituições possuem um prazo de 20 dias para apresentar a documentação que comprove que elas não fizeram a alteração sem o devido aviso prévio aos clientes. 

Esta mudança é tida como uma prática é abusiva, uma vez que dificulta o planejamento financeiro dos clientes, e acarreta endividamento e pagamento de juros.

“O consumidor brasileiro está habituado a realizar suas compras um dia após o fechamento das faturas, na chamada Melhor Data de Compra, o que na prática significa que somente deverá pagar aquela despesa em aproximadamente 40 dias. Essa realidade é mais relevante quando constatamos que o consumidor aguarda o fechamento da fatura para a compra do mês no supermercado”, afirmou o secretário Santin Roveda ao Bonde News.

“Além disso, a alteração unilateral das datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito poderá levar o consumidor ao pagamento de juros e eventual endividamento, já que as compras poderão ser lançadas na fatura correspondente ao próximo pagamento, o que é uma preocupação do Procon-PR”, acrescentou ele.

O que fazer se isto acontecer comigo?

Quem se sentir prejudicado com esta prática, pode fazer uma reclamação na sede do Procon-PR em Curitiba, localizada na rua Emiliano Perneta 47, no Centro, ou em um dos 60 Procons municipais em todo o Paraná.  

Também é possível fazer a reclamação através da internet, através deste link.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.