Vai fazer falta? Mais um CARRO POPULAR deixará de ser fabricado no Brasil

Um dos modelos de carro popular mais querido dos consumidores deixará de ser produzido. Este carro foi produzido ao longo de quase 50 anos e foi um dos mais populares entre os hatches compactos.

Vai fazer falta? Mais um CARRO POPULAR deixará de ser fabricado no Brasil
Vai fazer falta? Mais um CARRO POPULAR deixará de ser fabricado no Brasil (Imagem FDR)

Estamos falando do Ford Fiesta. Ele sairá de linha na Europa, onde esteve entre os carros mais populares.  A última unidade do carro será fabricada no fim desta semana e a fábrica de Colônia, na Alemanha, vai armazenar o modelo no museu.

Fiesta: Carro popular sai de linha 

O Ford Fiesta ficou entre os carros mais vendidos na Inglaterra e em outros países europeus durante anos. No entanto, na última década, os SUVs dominaram o mercado. Apesar disso, o modelo hatch permaneceu entre os 10 modelos mais vendidos por anos. Mas, o plano global da Ford atualmente, que está focado em SUVs, picapes e veículos comerciais, vai por iam fim no modelo.

Diante disso, a produção do carro chega ao fim nesta semana para atender à demanda do mercado europeu. Por lá, o Fiesta é vendido em oito versões com preços partindo de 19.135 euros, o que equivale a cerca de R$ 100.745 na conversão direta.

Fiesta no Brasil 

Por aqui, o Ford Fiesta passou a ser vendido em 1994, quando chegou importado da Espanha em sua terceira geração. Desta forma, após dois anos promissores, a produção nacional começou em 1996, na quarta geração do carro.

A quinta geração do compacto estreou em 2003, abrindo caminho para a carroceria sedã. A sexta geração do modelo chegou em 2010, a princípio  importada. Depois disso, ele passou a ser produzido localmente até sair de linha em 2019.

Outro carro famoso que saiu de linha

Um dos carros mais vendidos do país também saiu de linha nos últimos anos, o Fiat Uno. Ele saiu de linha no Brasil em 31 de dezembro com uma série especial batizada de “Ciao”, palavra italiana que é utilizada como um cumprimento no momento da chegada ou da saída.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.