Donos de carros de luxo estão dando CALOTE no IPVA. Entenda o motivo

O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo que deve ser pago todos os anos por donos de veículos no país. No entanto, os proprietários dos carros mais caros do mercado parece que não se importam com essa regra e são os que mais devem IPVA no Brasil. Entenda a razão disso.

Donos de carros de luxo estão dando CALOTE no IPVA. Entenda o motivo
Donos de carros de luxo estão dando CALOTE no IPVA. Entenda o motivo(Imagem FDR)

O motivo pelo não pagamento do IPVA é o seu custo alto, 4% da Tabela Fipe. Isto faz com que diversos donos de carros de luxo não paguem o imposto. Eles preferem investir este dinheiro que seria gasto em tributos e abater a dívida quando o carro for vendido.

É importante destacar que as dívidas de IPVA prescrevem após um período de cinco anos, de acordo com a lei.

“Ainda mais com a Selic batendo nos 13%. Dependendo do quanto ele tem investido, somando o que não pago ao Estado, só o rendimento de uma aplicação pagaria esse valor num ato de venda”, opinou ao UOL o especialista em finanças pessoais Bruno Rodrigues.

Donos de carros de luxo não pagam IPVA

Vale ressaltar que o não pagamento do IPVA impede que o veículo seja licenciado e o mesmo pode ser retido. Fora este risco ao ser parado em uma blitz, o proprietário ainda precisa pagar uma multa de R$293,47 e leva sete pontos na carteira.

Em decorrência desta situação, os devedores estão sendo inscritos no Cadin Estadual (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais). No entanto, grande parte destes carros está em nome de pessoas jurídicas e não físicas.

Calote não é regra

Para Paulo Korn, que atua assessorando clientes na compra de veículos de luxo, deixar de pagar o IPVA não é uma regra no segmento. No momento da venda, o costume é verificar os débitos e descontar o valor devido como impostos e multas. 

“Existe o argumento das multas? Sim, mas existe uma falsa crença de que os carros esportivos estão no nome de PJs apenas somente por isso. Há uma preocupação enorme também com segurança e privacidade. Colocar o carro em nome de uma empresa dá uma camada a mais de segurança e privacidade nesses casos”, disse ele ao UOL.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.