INSS convoca NOVO grupo de aposentados para receber ACIMA da faixa salarial

Dando continuidade ao calendário de pagamentos da folha de junho, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está convocando novos grupos para receber. Neste mês, assim como aconteceu no benefício passado, há um acréscimo de em média 50% do que o aposentado ou pensionista tem direito de receber. O cronograma termina na sexta-feira (7) para todos os segurados.

INSS convoca NOVO grupo de aposentados para receber ACIMA da faixa salarial
INSS convoca NOVO grupo de aposentados para receber ACIMA da faixa salarial (Imagem: FDR)

Com a antecipação do 13º salário para os meses de maio e junho, os aposentados e pensionistas do INSS estão recebendo salários maiores nesses meses. Por lei, o abono natalino como é conhecido o 13º deveria ser pago nos meses de agosto e novembro. No entanto, desde 2020 motivado pela pandemia o pagamento tem sido adiantado para o primeiro semestre do ano.

A expectativa é de que pouco mais de 38 milhões de pessoas sejam contempladas com salário previdenciário, e possam receber o 13º. Além das aposentadorias e pensões pagas de forma fixa, os benefícios temporários também dão direito a essa parcela. Mas, ele é pago de forma proporcional ao número de meses que o cidadão está recebendo o auxílio previdenciário.

No caso do auxílio doença ou salário maternidade, ao receber o 13º salário do INSS proporcional, o 13º da empresa que está empregado também será proporcional ao número de meses que estava ativo durante o ano. Apenas o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não dá direito ao recebimento da décima terceira parcela, porque é um benefício assistencial e não previdenciário.

Qual valor do salário do INSS neste mês?

Vale lembrar que a folha de junho é que incluí no valor do salário do INSS o pagamento do 13º salário. A partir da última semana de julho um novo cronograma tem início, mas dessa vez não terá nenhum adicional. A continuação dos depósitos na primeira semana do mês seguinte é comum porque o cronograma de pagamentos dura pelo menos dez dias.

O aposentado pode consultar exatamente quanto vai receber em “Extrato de pagamentos” no Meu INSS, o cálculo funciona assim:

Calendário do INSS

Dando continuidade ao pagamento do INSS, nesta terça-feira (4) recebem aqueles cujo benefício termina em 2 e 7.

Até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 26/06
2 27/06
3 28/06
4 29/06
5 30/06
6 03/07
7 04/07
8 05/07
9 06/07
0 07/07
Acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 03/07
2 e 7 04/07
3 e 8 05/07
4 e 9 06/07
5 e 0 07/07
Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile