FIES 2023: Confira quais os requisitos para participar da seleção

Com mais de 77 mil vagas, a segunda edição do FIES 2023 já está com inscrições abertas para estudantes de todo o país. Estudantes têm alguns dias para acessar o sistema e fazer a inscrição sem custo algum. Confira quais são os requisitos para concorrer.

FIES 2023: Confira quais os requisitos para participar da seleção
FIES 2023: Confira quais os requisitos para participar da seleção (Imagem: FDR)

O FIES 2023 abriu as inscrições nessa terça-feira, 04, para o processo seletivo de ingresso no segundo semestre. Programa possibilita o financiamento facilitado dos cursos de graduação, isso significa que é possível conseguir taxa zero de juros na contratação; além disso, o pagamento do financiamento é feito apenas após a conclusão do curso.

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado em 2001 com a intenção de aumentar o número de estudantes do ensino superior. Nessa segunda edição de 2023 o Ministério da Educação oferece 77.867 vagas, em 1.265 instituições privadas.  

Critérios de participação no FIES

Para concorrer as vagas é necessário atender a todas as seguintes condições:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010
  • Tenha obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos; e nota na prova de redação superior a zero
  • Não tenha participado do Enem como treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame apenas para autoavaliação
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Inscrições no Fies 2023

Dessa terça-feira, 04, até a próxima sexta-feira, 07, é possível fazer a inscrição através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Fies; sendo necessário possuir o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no gov.br.

Para a inscrição são necessárias as seguintes informações:

  • Número do seu CPF;
  • Endereço de e-mail pessoal válido;
  • Nomes dos membros do grupo familiar e informações como: número de CPF daqueles com mais de 14 anos; data de nascimento e renda bruta mensal.

Além disso, os estudantes precisam definir a ordem de prioridade dos cursos que desejam concorrer.

O resultado do FIES 2023.2 deve ser divulgado na próxima terça-feira, 11.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.