Brasileiros estão desistindo de suas compras por motivo IMPRESSIONANTE

Os brasileiros adoram fazer compras não é verdade? Seja em lojas físicas ou online, os consumidores estão sempre em busca de algo. No entanto, de uns tempos pra cá, os consumidores vem desistindo de comprar em lojas que não oferecem uma forma de pagamento.

Brasileiros estão desistindo de suas compras por motivo IMPRESSIONANTE
Brasileiros estão desistindo de suas compras por motivo IMPRESSIONANTE (Imagem FDR)

Estamos falando do PIX. Uma pesquisa realizada pela Capterra mostrou que 43% dos consumidores pensam em desistir de uma compra caso a loja não ofereça a opção de pagamento através do PIX. Esta pesquisa tinha como objetivo conhecer os hábitos de compra em lojas físicas.

PIX se torna cada vez mais usado em compras

Segundo o levantamento, 43% dos consumidores consideram desistir de uma compra se a loja não aceitar pagamentos no PIX. Esta porcentagem é a soma dos 15% que se consideram altamente propensos a desistir da compra e 28% que se dizem moderadamente propensos.

A pesquisa foi realizada de forma online em março deste ano e contou com a participação de 1.043 pessoas, de várias partes do país, com idades entre 18 e 65 anos e com uma chave PIX ativa. Outra exigência da pesquisa era ter começado a usar a ferramenta de pagamento antes de 2023.

Satisfação dos usuários 

Além da questão citada acima, a empresa queria saber ainda se os usuários estavam satisfeitos com a solução de pagamentos criada pelo Banco Central. Do total de participantes, somente 2% afirmaram não estarem satisfeitos.

Os outros 98% afirmaram estar satisfeitos em algum nível, sendo que 59% disse que está extremamente satisfeito com o PIX. Para 35% dos participantes, o método de pagamento é o seu preferido.

No entanto, mesmo com toda essa aceitação, o PIX ainda está empatado com cartão de débito e crédito na preferência dos consumidores no varejo físico, disse ao Tecnoblog Marcelo Gava, responsável pelo estudo.  

Novidades 

Desde o seu lançamento, o PIX se tornou um dos métodos de pagamento mais usado do país. Ele vem sendo aprimorado constantemente para ficar cada vez mais completo.

Entre as novidades que estão sendo preparadas, se destaca uma que envolve o rotativo do cartão de crédito. O BC deseja tornar efetiva a probabilidade de dívidas do rotativo para enfrentar os altos juros cobrados nesta modalidade de crédito.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.