ALERTA! Bolsa Família anuncia novo pente-fino CANCELANDO os benefícios

O pente-fino de cadastros do Bolsa Família continua ativo e processando os dados mensalmente. Até este mês, mais de 1,2 milhões de famílias já foram desligadas do programa porque descumpriram alguma regra. Quem não segue as condições que o Ministério do Desenvolvimento Social impôs, vai perder o benefício de no mínimo R$ 600 que é pago todos os meses.

ALERTA! Bolsa Família anuncia novo pente-fino CANCELANDO os beneficios
ALERTA! Bolsa Família anuncia novo pente-fino CANCELANDO os benefícios (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Algumas razões explicam o cancelamento do Bolsa Família, segundo o governo federal esse desligamento pode ocorrer devido:

  • Ausência de movimentação ou saque do benefício;
  • Desatualização cadastral;
  • Prestação de informações incorretas;
  • Renda acima da declarada.

O principal público alvo do pente-fino do Bolsa Família nos últimos tempos foram as famílias unipessoais, aquelas compostas por uma única pessoa. Isso porque, os sistemas indicaram que essas pessoas possuíam renda superior a permitida que é e R$ 218 por pessoa da família no mês, e ainda, mantinham os dados desatualizados.

Diante disso, grande parte desses grupos foram excluídos não só do Bolsa, mas de outros programas sociais que são acessados por meio do Cadastro Único. No caso da desatualização cadastral, a regra exige que esse processo seja feito obrigatoriamente a cada dois anos, ou sempre que houver mudança na família. Como: troca de endereço, nascimento, morte, efetivação de emprego, e outros.

Caso seja descoberto que o representante da família informou dados incorretos, o grupo é automaticamente desligado por má fé. Para descobrir é feito o cruzamento de dados do Cadastro Único com outras bases do governo. Por fim, outra razão que cancela o Bolsa Família é deixar de movimentar o dinheiro que é depositado no Caixa Tem.

Bolsa Família será cancelado para 579 famílias em Natal

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) do município de Natal, capital do Rio Grande do Norte, emitiu um comunicado que chamou atenção: 579 famílias podem perder o Bolsa Família devido a falta de movimentação do auxílio. Isso é, essas pessoas estão deixando de sacar o programa em um prazo superior a 90 dias. 

De acordo com a prefeitura, para consultar se está na lista de possíveis cancelamentos basta acessar o Aplicativo Natal Digital e seguir o passo a passo:

  • Baixe o app Natal Digitaldisponível no Google Play e Apple Store;
  • Clique no ícone Guia de Serviços;
  • Em seguida clique em Cadastro Único;
  • Por último clique em Consulta de Benefício Bolsa Família.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]