Dívidas no FIES podem ser inclusas no programa de renegociação da CAIXA?

Caixa Econômica lançou uma campanha de negociação de dívidas que possibilita descontos. Usuários do FIES que estão em situação de inadimplência têm se perguntado se terão acesso a essa negociação; confira!

Dívidas no FIES podem ser inclusas no programa de renegociação da CAIXA?
Dívidas no FIES podem ser inclusas no programa de renegociação da CAIXA? (Imagem: FDR)

De acordo com os dados divulgados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as parcelas em atraso junto ao FIES somam R$ 11,3 bilhões. Os dados mostram que dos quase 1,9 milhão de usuários do programa que deveriam estar pagando o financiamento, 53,7% estão com parcelas atrasas há mais de 3 meses.

Na última terça-feira, 27, a Caixa Econômica Federal lançou a campanha Tudo em Dia Caixa, que possibilita a renegociação de dívidas junto ao banco com descontos de até 90%. Mas, será que os usuários do FIES podem aderir a essa campanha?

Renegociação de dívidas com o FIES

Se você se formou utilizando o Fundo de Financiamento Estudantil e não conseguiu manter em dia as parcelas, vai ter que aguardar outra campanha ou procurar diretamente a Caixa para renegociar a dívida.

Isso porque, apenas quem tem dívidas habitacionais ou comerciais (faturas de cartão, por exemplo) podem ter acesso a essas condições especiais.

Ou seja, o FIES não está inserido no programa de Tudo em Dia Caixa.

No caso dessas outras dívidas que são cobertas pela campanha, a negociação pode ser feita pelo site do bancosite da campanha ou app Cartões CAIXA.

Nas unidades lotéricas, é possível ter acesso às condições especiais para quitação de valores até R$ 5 mil, informando o CPF.

FIES 2023

Se você está em busca de uma vaga no ensino superior, o Fundo de Financiamento Estudantil pode ser uma interessante opção, com o FIES você para o valor das mensalidades apenas após se formar.

Veja abaixo o calendário do próximo processo seletivo:

  • Inscrições: de 4 a 7 de julho;
  • Divulgação do resultado: 11 de julho;
  • Complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados na chamada única: de 12 a 14 de julho;
  • Convocação através da lista de espera: de 18 de julho a 29 de agosto

Os estudantes não selecionados na chamada regular participam automaticamente da lista de espera.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.