Atenção motoristas! Licenciamento começa a ser cobrado na próxima semana

A taxa de licenciamento dos veículos, a mais importante cobrança feita para os automóveis, começa o calendário de cobrança em São Paulo. A partir de 1º de julho os veículos que foram registrados no estado precisarão lidar com a cobrança do imposto, e as possíveis multas e demais taxas que possam estar inclusas no Renavam. Quem não fizer o pagamento será multado.

Atenção motoristas! Licenciamento começa a ser cobrado na próxima semana
Atenção motoristas! Licenciamento começa a ser cobrado na próxima semana (Imagem FDR)

Todos os anos o proprietário de veículo automotor precisa fazer o pagamento da taxa de licenciamento. Essa é uma cobrança de valor único para todos os automóveis, diferente do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que considera o preço de mercado do carro, moto ou caminhão. Ao pagar esse imposto é que fica autorizada a licença para transitar no país.

Isso porque, o que na verdade é feito é o pagamento da nova versão do CRLV (Certificado e Registro de Licenciamento de Veículo) que tem vencimento anual. A partir do calendário de cobrança, quem transitar com o CRLV atrasado, ainda do ano de 2022, cometerá infração gravíssima. Com pagamento de multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira, e remoção do veículo ao pátio.

A taxa de licenciamento anual em São Paulo é de R$ 155,23 nesse ano, mas pode ficar mais cara se: houver multas de trânsito registradas no veículo, débitos em aberto, e se o IPVA ainda não tiver sido pago. Não é possível pagar apenas o CRLV sem que todos os débitos pendentes também sejam quitados.

Calendário de pagamentos do licenciamento em SP

Assim como no IPVA, o calendário para pagar o licenciamento em São Paulo segue o final da placa do veículo. São dois finais de placa por mês, com início em julho e término em dezembro. Não é possível pagar a taxa do CRLV, e não há descontos que possam diminuir a quantia.

Válido para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

  • Placa final 1 e 2: 1º a 31 de julho;
  • Placa final 3 e 4: 1º a 31 de agosto;
  • Placa final 5 e 6: 1º a 30 de setembro;
  • Placa final 7 e 8: 1º a 31 de outubro;
  • Placa final 9: 1º a 30 de novembro;
  • Placa final 0: 1º a 31 de dezembro.

Para pagar a taxa basta informar o número de Renavam do automóvel no internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal). Ou, procurar uma casa lotérica. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]