Atenção motoristas! Licenciamento começa a ser cobrado na próxima semana

A taxa de licenciamento dos veículos, a mais importante cobrança feita para os automóveis, começa o calendário de cobrança em São Paulo. A partir de 1º de julho os veículos que foram registrados no estado precisarão lidar com a cobrança do imposto, e as possíveis multas e demais taxas que possam estar inclusas no Renavam. Quem não fizer o pagamento será multado.

Atenção motoristas! Licenciamento começa a ser cobrado na próxima semana
Atenção motoristas! Licenciamento começa a ser cobrado na próxima semana (Imagem FDR)

Todos os anos o proprietário de veículo automotor precisa fazer o pagamento da taxa de licenciamento. Essa é uma cobrança de valor único para todos os automóveis, diferente do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que considera o preço de mercado do carro, moto ou caminhão. Ao pagar esse imposto é que fica autorizada a licença para transitar no país.

Isso porque, o que na verdade é feito é o pagamento da nova versão do CRLV (Certificado e Registro de Licenciamento de Veículo) que tem vencimento anual. A partir do calendário de cobrança, quem transitar com o CRLV atrasado, ainda do ano de 2022, cometerá infração gravíssima. Com pagamento de multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira, e remoção do veículo ao pátio.

A taxa de licenciamento anual em São Paulo é de R$ 155,23 nesse ano, mas pode ficar mais cara se: houver multas de trânsito registradas no veículo, débitos em aberto, e se o IPVA ainda não tiver sido pago. Não é possível pagar apenas o CRLV sem que todos os débitos pendentes também sejam quitados.

Calendário de pagamentos do licenciamento em SP

Assim como no IPVA, o calendário para pagar o licenciamento em São Paulo segue o final da placa do veículo. São dois finais de placa por mês, com início em julho e término em dezembro. Não é possível pagar a taxa do CRLV, e não há descontos que possam diminuir a quantia.

Válido para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

  • Placa final 1 e 2: 1º a 31 de julho;
  • Placa final 3 e 4: 1º a 31 de agosto;
  • Placa final 5 e 6: 1º a 30 de setembro;
  • Placa final 7 e 8: 1º a 31 de outubro;
  • Placa final 9: 1º a 30 de novembro;
  • Placa final 0: 1º a 31 de dezembro.

Para pagar a taxa basta informar o número de Renavam do automóvel no internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal). Ou, procurar uma casa lotérica. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com