Antecipação imediata de saques pelo PIS/PASEP é autorizada pelo Caixa Tem

Os saques pelo PIS/PASEP, referente ao abono salarial, começaram em fevereiro desse ano e a previsão é de que terminem em julho. A previsão, segundo o Ministério do Trabalho, é de contemplar pouco mais de 23 milhões de pessoas nesse ano. Para boa parte deles é possível antecipar a ida até as agências e movimentar o abono diretamente do App Caixa Tem.

Antecipação imediata de saques pelo PIS/PASEP é autorizada pelo Caixa Tem
Antecipação imediata de saques pelo PIS/PASEP é autorizada pelo Caixa Tem (Imagem: FDR)

Os trabalhadores têm até o dia 28 de dezembro para fazer os saques pelo PIS/PASEP desse ano. Trabalhadores da rede privada devem procurar a Caixa Econômica para o resgate, enquanto funcionários públicos recebem a transferência do abono no Banco do Brasil. A Caixa usa, além do pagamento presencial, seus canais online para liberação da quantia.

Apenas em junho foram 3,7 milhões de trabalhadores recebendo o abono salarial pela Caixa Econômica. Eles têm acesso ao pagamento do PIS (Programa de Integração Social), e são a maior parte dos contemplados por esse programa. Nos dois casos, incluindo o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é preciso ter trabalhado em 2021 para receber.

Sendo que a liberação é feita para quem atuou por no mínimo 30 dias com carteira assinada naquele ano, recebendo no máximo dois salários mínimos. Além de estar inscrito no PIS/PASEP há mais de cinco anos, e ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), ou no eSocial emitida pelo empregador.

Como fazer os saque do PIS/PASEP no Caixa Tem?

Para o PASEP, os funcionários públicos devem procurar uma agência do Banco do Brasil ou Correios para receber. Quem não tiver o cartão do programa pode apresentar um documento com foto. Correntistas do banco recebem o abono salarial diretamente na sua conta, e podem fazer a movimentação por lá.

Enquanto isso, o PIS é pago nas agências da Caixa ou casas lotéricas mediante cartão do programa ou documento com foto. Quem tem conta corrente na instituição também recebe o abono diretamente lá, e aqueles sem conta aberta têm automaticamente uma poupança social aberta em seu nome no Caixa Tem. 

Dito isso, no App é possível:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile