Criado em 2020 para a transferência do auxílio emergencial que contemplou mais de 60 milhões de pessoas na pandemia, o Caixa Tem mudou o visual. O logotipo da poupança social digital da Caixa Econômica foi alterada, junto com ele foram liberadas novidades para os clientes. A ideia é bancarizar ainda mais quem usa esse dispositivo para receber benefícios sociais.
O principal pagamento feito por meio do Caixa Tem é do programa Bolsa Família. Pelo menos 21,2 milhões de famílias que vivem em vulnerabilidade social, e que sequer têm conta em outro banco, usam desse sistema para receber a ajuda financeira do poder público. Além desse, a Caixa incluiu nesse sistema todos os demais pagamentos que são feitos em seu nome, como:
- Vale-gás;
- Acesso ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
- Recebimento do seguro-desemprego;
- Recebimento do abono salarial do PIS (Programa de Integração Social).
O primeiro login no Caixa Tem exige a criação de um cadastro com número do CPF, dados pessoais e inscrição de um endereço de e-mail válido. Será por meio desse e-mail que o banco vai entrar em contato com o cliente para avisos, e recuperação de senha. Por isso, informar um e-mail de acesso é muito importante.
Por meio do App da poupança social digital o cliente consegue fazer: pagamentos e recebimentos via Pix, depósitos e transferências, usar o cartão de débito virtual, solicitar um cartão de crédito, fazer pagamento com leitura em maquininha de cartão, recarga de celular, e tantos outros.
Novidades do Caixa Tem
Para conseguir acessar as novidades do Caixa Tem, o usuário precisa atualizar o aplicativo. Esse processo é simples, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e na opção “Atualizações” clicar no App da poupança social. Quando há novas versões disponíveis para atualizar o própria sistema vai indicar ao usuário.
Essa atualização não é obrigatória e ainda é possível usar as versões anteriores, mas no modelo atual o cliente conseguirá movimentar as novidades como:
- Poupança: basta clicar “Atualizar cadastro” e anexar foto de um documento para conseguir transformar sua conta em Poupança+, com rentabilidade e mais benefícios;
- Empréstimo: até R$ 1 mil para empreendedor pessoa física, e até R$ 3 mil para MEI (Micro Empreendedor Individual);
- Cartão de crédito: contratação 100% digital, sem anuidade, para uso no Brasil e no exterior.