IR 2023: O que fazer com a restituição? Brasileiros têm preferências em comum

A Receita Federal já iniciou os pagamentos dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2023. Com isso, os brasileiros já estão se programando para utilizar esse dinheiro a mais. Saiba o que as pessoas estão planejando. 

IR 2023: O que fazer com a restituição? Brasileiros têm preferências em comum
IR 2023: O que fazer com a restituição? Brasileiros têm preferências em comum (Imagem FDR)

A Serasa realizou uma pesquisa que contou com a participação de 1.224 pessoas entre os dias 23 e 29 de maio. Este levantamento relevou que 30% das pessoas vão usar o dinheiro da restituição do IR para pagar dívidas.

Como os brasileiros vão usar o dinheiro da restituição do IR

Depois de pagar dívidas, o destino mais citado pelos participantes da pesquisa para o dinheiro são investimentos (23%), ao passo que 17% dos entrevistados disseram que vão usar o dinheiro para pagar contas básicas e 8% querem conseguir limpar o nome. Por fim, o último motivo citado são gastos com alimentação.

O contribuinte recebe a restituição do Imposto de Renda quando paga um valor a mais para a Receita Federal durante o ano-calendário. Isso acontece quando a pessoa informa diversas despesas dedutíveis, como gastos com educação, ou quando ela trabalha com carteira assinada e tem o Imposto de Renda retido na fonte e pode ter direito a receber valores de volta.

Melhor forma de usar o dinheiro 

Na visão de Camila Cruz, especialista da Serasa, este dinheiro a mais no orçamento é uma maneira de pagar as dívidas. “A melhor recomendação para utilizar valores que ocorrem uma vez por ano, como a restituição do IR ou o 13º salário, por exemplo, no caso de quem possui débitos pendentes, é sempre quitá-los primeiro”, disse ela ao E-Investidor.

Ela orienta ainda que as pessoas que tem mais de uma dívida, devem pagar primeiro a mais baratas e renegociar os valores das mais caras. Outra dica importante é pagar as contas com vencimento mais próximo, para evitar negativação.

É possível consultar se está com nome “sujo” no site da própria Serasa. Para fazer isso, clique em “Consultar CPF grátis” e insira o dados solicitados. Após isso, clique em Meu CPF” e faça a consulta.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.