TENSÃO! Valores do 2º lote da RESTITUIÇÃO do IRPF frusta os contribuintes

Dando continuidade ao calendário, o 2º lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) será pago nesta semana. A Receita Federal já informou que pouco mais de 5,1 milhões de pessoas serão restituídas, totalizando um investimento de R$ 7,5 bilhões para que todos consigam receber. A quantia individual, no entanto, pode ser frustrante para alguns contribuintes.

TENSÃO! Valores do 2º lote da RESTITUIÇÃO do IRPF frusta os contribuintes
TENSÃO! Valores do 2º lote da RESTITUIÇÃO do IRPF frusta os contribuintes (Imagem: FDR)

O 2º lote da restituição do IRPF será depositado na sexta-feira, 30 de junho. Na ocasião, a quantia será transferida para a conta corrente que foi informada pelo contribuinte, ou na chave PIX de número de CPF. Quem optou por receber por meio de PIX ganhou prioridade ao ser restituído, um incentivo da Receita para que os cidadãos optassem por essa modalidade.

Do total de contemplados nesse lote, pouco mais de 5,1 milhões de pessoas, pelo menos 3,4 milhões são de pessoas que seguiram as recomendações do Leão para conseguir prioridade. Como aqueles que optaram pela versão pré-preenchida do documento, e por receber a restituição via PIX. Os demais pertencem ao grupo prioritário, de idosos, pessoas com deficiência e aqueles com maior fonte de renda vinda do magistério.

Para descobrir se tem direito de receber no 2º lote da restituição do IRPF, o contribuinte deve fazer a consulta online. Usando o App Meu Imposto de Renda na opção “Consultar restituição”, ou acessando o site da Receita Federal. Nesse segundo caso será preciso optar por “Imposto de Renda” e depois “Consultar restituição”, informando número de CPF e data de nascimento do cidadão.

Como saber o valor do 2º lote da restituição do IRPF?

Logo quando envia a declaração do Imposto de Renda o contribuinte recebe a informação indicando se tem valores a serem restituídos. No primeiro momento o sistema não informa exatamente quanto o cidadão vai receber, por isso é preciso aguardar a consulta e principalmente o depósito para ter certeza sobre os valores.

Para alguns contribuintes o valor pode ser frustrante, mas foi devido a falta de comprovação de alguns gastos que esse valor não subiu. O valor do 2º lote da restituição do IRPF vai ser maior para quem:

  • Optou pela versão de declaração simplificada ou completa mais vantajosa para a quantidade de gastos dedutíveis informados;
  • Cadastrou comprovantes (recibos, notas fiscais) de todos os gastos dedutíveis informados;
  • Possuí um grande volume de gastos dedutíveis, com saúde, educação, pensão, Previdência, e outros;
  • Tem dependentes comprovados e que também geraram gastos dedutíveis.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]