FIM do cartão de crédito? Banco Central anuncia novas modalidades de pagamento

Com muitas mudanças na evolução das formas de pagamentos de compras e serviços, o Banco Central (BC) se pronunciou recentemente sobre alterações futuras que envolvem o cartão de crédito. Devido a isso, é preciso ficar atento(a) às novidades.

FIM do cartão de crédito? Banco Central anuncia novas modalidades de pagamento
FIM do cartão de crédito? Banco Central anuncia novas modalidades de pagamento. (Imagem: FDR)

Entre as diversas mudanças envolvendo o pix, o Banco Central tem planos de evoluir as funcionalidades com o Pix Crédito. A funcionalidade ainda não tem um nome definido, sendo mencionada como Pix Garantido/Crédito/Parcelado. Segundo o BC, não há previsão para o lançamento do produto.

A nova modalidade possibilitará o parcelamento de compras pelo Pix, com garantia de recebimento para o vendedor. Assim, segundo o diretor do órgão, o consumidor irá finalizar a compra e o vendedor irá se conectar às instituições financeiras que oferecerão a opção de crédito para a finalização da compra via Pix.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, explicou em evento com o varejo no início deste mês que, com o crédito no Pix, não será mais necessário em tese o uso de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas).

“Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, disse.

Novidade voltada para o cartão de crédito

Entre as novidades que estão sendo preparadas, se destaca uma que envolve o rotativo do cartão de crédito. O BC deseja tornar efetiva a probabilidade de dívidas do rotativo para enfrentar os altos juros cobrados nesta modalidade de crédito.

Assim, a portabilidade do cartão de crédito, já utilizada nos Estados Unidos, permitirá que haja maior concorrência e possibilitará que o consumidor escolha o banco que preferir para realizar o pagamento e negociar taxas menores.

Planos que envolvem o Pix

PIX automático
Esta ferramenta será uma versão aprimorada do débito automático, que atualmente opera na base do convênio entre os bancos e a prestadora de serviços. Através do PIX automático, o processo de pagamento será feito de forma direta.

A novidade poderá ser usada para pagamentos de serviços de streaming, de telefone, contas de consumo e até para compras parceladas.

BolePIX
Esta será uma versão da solução do BC para o boleto bancário. Ele replica o boleto. O QR Code aparece como boleto e o consumidor pode usar o  PIX para pagar. O pagamento será compensado de maneira instantânea.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!