ESTADO DE ALERTA! Novo golpe vem ROUBANDO o FGTS dos trabalhadores

Os golpes estão ficando cada vez mais modernos, e usando esquemas que tendem a confundir aqueles que usam os meios online. Para quem é leigo nos sistemas digitais as chances de se confundir e acabar caindo em uma armadilha são ainda maiores. O foco de alguns golpistas tem sido o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de dezenas de trabalhadores.

ESTADO DE ALERTA! Novo golpe vem ROUBANDO o FGTS dos trabalhadores
ESTADO DE ALERTA! Novo golpe vem ROUBANDO o FGTS dos trabalhadores (Imagem: FDR)

Há pelo menos três anos, segundo especialistas, os bandidos têm focado principalmente em aplicar golpes envolvendo o FGTS. Para isso, são criados websites e aplicativos falsos, com as mesmas cores, logotipo e informações que o original possuí, e assim conseguindo enganar os trabalhadores que preferem fazer o uso de canais online.

Ao criar um aplicativo ou site falso, os golpistas aplicam o chamado phishing, em que o usuário clica em um link enganoso e acaba tendo todos os seus dados compartilhados sem seu consentimento. Ao criar um portal falso, o golpista provoca o cidadão a inserir seus dados pessoais, financeiros e até mesmo os dados bancários. 

Com essas informações em mãos os bandidos conseguem fazer empréstimo, abrir conta, além de acessar conteúdos secretos tudo em nome do cidadão. Geralmente, para fazer com que os trabalhadores baixem ou acessem esses portais que fingem ser do FGTS, os golpistas entram em contato com o trabalhador nas redes sociais.

O que fazer caso caia no golpe do FGTS?

Ao consultar o seu saldo do FGTS, caso tenha descoberto que foi feita uma retirada indevida, com uma transferida para uma conta bancária que não seja a sua, o trabalhador precisa agir rapidamente. Dessa forma, conseguirá evitar consequências maiores, ao:

A Caixa Econômica pode contestar o saque que não costuma ser imediato, caso faça a solicitação a tempo é possível que o dinheiro não saia da conta.

Como se proteger de golpes

Para evitar ter o seu FGTS, seu salário, ou qualquer outro rendimento roubado, o cidadão precisa:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile