- O trabalhador que aderir ao saque-aniversário pelo FGTS será autorizado a resgatar até 50% do saldo depositado nas contas;
- Os valores podem ser obtidos uma vez ao ano, sempre no mês de nascimento e por dois meses subsequentes;
- A antecipação do saque-aniversário pelo FGTS caracteriza uma modalidade de empréstimo.
Após meses de ameaças sobre extinção, o saque-aniversário pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ainda pode ser solicitado. A disponibilidade abrange, inclusive, a antecipação das parcelas através de um empréstimo exclusivo.
Antes de mais nada, o trabalhador precisa conquistar o direito ao saque-aniversário pelo FGTS. Para isso, é preciso fazer a adesão da modalidade através do aplicativo do Fundo de Garantia. O processo é 100% online, prático e ágil.
O trabalhador que aderir ao saque-aniversário pelo FGTS será autorizado a resgatar até 50% do saldo depositado nas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia, bem como o acréscimo de uma parcela adicional a cada ano. Os valores podem ser obtidos uma vez ao ano, sempre no mês de nascimento e por dois meses subsequentes.
Na sexta-feira, 30, termina o prazo para os aniversariantes de junho aderirem à modalidade. Este grupo poderá recorrer a uma parcela do saldo em conta até o dia 31 de agosto. Também termina nesta semana, o período de resgate da poupança dos trabalhadores nascidos no mês de abril.
Na segunda-feira, 3, a Caixa Econômica Federal (CEF) inicia um novo calendário, contemplando os aniversariantes de julho. Este público fica autorizado a realizar o saque-aniversário pelo FGTS até o dia 29 de setembro. Contudo, o prazo para migrar para esta modalidade termina no dia 31 de julho.
É possível antecipar o saque-aniversário pelo FGTS?
A antecipação do saque-aniversário pelo FGTS caracteriza uma modalidade de empréstimo. Na circunstância do trabalhador que optar pela antecipação integral do saldo em conta, o bloqueio também será total. Do contrário, se a antecipação for parcial, um percentual da poupança será bloqueado para movimentação.
É preciso estar ciente que a Caixa Econômica cobra uma taxa de juros de 1,79% ao mês. De toda forma, o trabalhador deve sempre conferir o Custo Efetivo Total (CET), no qual incide a taxa de juros, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e demais taxas cobradas pelo banco ou instituição financeira.
Quem pode antecipar o saque-aniversário pelo FGTS?
Pode solicitar o empréstimo com antecipação do saque-aniversário, todo cliente com conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, que tenha aderido à modalidade através de um dos canais disponibilizados pela Caixa, tenha conta no banco e não possua empréstimo em atraso com a instituição.
Veja abaixo mais alguns requisitos para realizar o empréstimo:
- Ser maior de 18 anos ou emancipado;
- Possuir conta corrente ou poupança na CAIXA (exceto Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Fácil);
- Ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do seu FGTS;
- Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
- Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
- Estar adimplente com a CAIXA ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.
Como solicitar o empréstimo do saque-aniversário pelo FGTS?
Pelo aplicativo do FGTS
- Acesse sua conta de FGTS por meio do APP FGTS ou do site do FGTS na CAIXA;
- Autorize a Caixa a consultar a consultar seu FGTS>>Principal>>Autorizar Bancos>>Empréstimo Saque Aniversário>>Instituições Financeiras>>selecione a CAIXA>> clique em Confirme;
- Enquanto você está no APP FGTS ou no site do FGTS na Caixa, você pode consultar os valores do seu Saque Aniversário;
- Em seguida, acesse o IBC – Internet Banking Caixa e Mobile ou procure uma Agência da Caixa.
Pelo Internet Banking da Caixa
- Clicar na opção Crédito >>escolher “Empréstimo Antecipação Saque Aniversário”, onde estará disponível dois botões: “Simular” e “Contratar”.
- Clique em Simular: a opção apresentará o valor total do empréstimo, considerando o saldo do dia;
- Após a simulação, confirme seus dados cadastrais, confira o restante das informações, insira sua senha eletrônica e confirme para concluir a solicitação.
- Após o bloqueio do valor pelo FGTS, a contratação é confirmada, e o valor contratado é creditado na conta do cliente no próximo dia.
Pelo Caixa Tem
- Acessar o aplicativo com o CPF e senha de acesso.
- Clicar na opção “Empréstimo Saque Aniversário”, onde será apresentada a simulação de acordo com o saldo do dia.
- Clique em Contratar para avançar para finalizar ou em alterar simulação para novos valores.
- Após a simulação, efetua a leitura e aceite dos termos e condições da operação.
- Digite a senha do Caixa Tem para finalizar a contratação.
- Após o bloqueio do valor pelo FGTS, a contratação é confirmada, e o valor contratado é creditado na conta do cliente no próximo dia.