Contribuinte do Imposto de Renda recebe ótima notícia sobre pagamento nesta semana

Para milhares de brasileiros não basta declarar o Imposto de Renda, mas também é preciso pagar tributos. A quantia é calculada com base no que foi declarado como patrimônio do cidadão, entre bens materiais e rendimentos vindos do salário. No entanto, nessa semana pelo menos 5 milhões de contribuintes terão um alívio financeiro ao serem contemplados com um pagamento.

Contribuinte do Imposto de Renda recebe ótima notícia sobre pagamento nesta semana
Contribuinte do Imposto de Renda recebe ótima notícia sobre pagamento nesta semana (Imagem: FDR)

Está marcado para a próxima sexta-feira, 30 de junho, o depósito do segundo lote da restituição do Imposto de Renda. Na ocasião, deverão ser beneficiadas 5 milhões de pessoas com valor que será transferido em sua conta corrente que foi cadastrada, ou na conta em que a chave PIX de número de CPF foi informada. A Receita Federal vai desembolsar R$ 7,5 bilhões nesse lote.

Ao todo, são cinco lotes de pagamento da restituição, sempre com depósito no último dia útil de cada mês. O primeiro aconteceu em maio e o último está marcado para setembro, até lá aproximadamente 30 milhões de pessoas devem ser restituídas. Esse valor é referente aos descontos aplicados ao valor de tributação, considerando as deduções dos contribuintes.

Ou seja, os gastos no ano passado que garantem descontos, como aqueles obtidos com saúde ou educação. Ao enviar a declaração do Imposto de Renda o cidadão recebe a mensagem informando se há valores a receber em forma de restituição, mas o sistema não indica quando esse depósito será feito e o valor. É preciso aguardar a liberação da consulta para descobrir se foi contemplado. 

Consultar restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal abre o portal para consulta da restituição do Imposto de Renda sempre uma semana antes de fazer o pagamento. Com o depósito do segundo lote marcado para o dia 30 de junho, a consulta está disponível desde o dia 23, e assim acontecerá todos os meses.

Os interessados podem verificar se foram beneficiados usando o App Meu Imposto de Renda, na opção “Consultar restituição”, ou no site da Receita dessa forma:

  • Acesse o site da Receita Federal e selecione “Imposto de Renda”;
  • Agora, escolha “Consultar restituição”;
  • Informe CPF, data de nascimento e ano de exercício que nesse caso é 2023;
  • O portal vai indicar se a restituição será paga.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]