Por vezes, as pessoas quando estão passando por emergências financeiras ou está buscando realizar algum projeto pessoal recorre à empréstimos. A boa notícia é que há um crédito liberado para brasileiros que querem limpar o nome e/ou organizar seu negócio através de um empréstimo com boas taxas.
O Caixa Tem foi criado com o intuito inicial de intermediar os pagamentos do antigo auxílio emergencial, benefício criado durante a pandemia para ajudar as famílias mais necessitadas. Recentemente, o aplicativo começou a passar por um processo de “bancarização”, incluindo diversos recursos, além de realizar pagamentos de outros benefícios.
A ferramenta disponibilizada pelo próprio app do Caixa Tem é o empréstimo, conhecido como Programa de Simplificação de Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital). Ele é destinado aos Empreendedores Pessoa Física (informais) e Microempreendedores Individuais (MEI).
O empréstimo pode ser solicitado diretamente no Caixa Tem e pode chegar em até R$1 mil. O prazo de pagamento será entre 18 e 24 meses (1 ano e meio/dois anos) e terá uma taxa de juros equivalente à 3,99% ao mês.
Com esse crédito, os empreendedores podem pagar as despesas com fornecedores, salário de ajudante/funcionário, contas de água, luz e aluguel, comprar matérias-primas e mercadorias para revenda, entre outros.
Quem pode se beneficiar do empréstimo da Caixa?
O empréstimo para pessoa física é totalmente digital, sendo solicitado de forma direta pelo app. Com isso, podem ter acesso a ele:
- pessoas físicas, incluindo beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família;
- cidadãos com dívidas menores que 3 mil reais em 31 de janeiro de 2022, excluindo financiamentos residenciais e limites sem uso;
- cadastrados no Caixa Tem de forma atualizada;
- donos de poupança na plataforma;
- aprovados em análise de crédito; e
- enquadrados nos critérios do empréstimo.
Diferentemente do empréstimo para pessoas físicas, o MEI precisa solicitá-lo em agências da instituição financeira. Assim, os critérios são:
- ser MEI com 12 meses ou mais de atividade;
- conter faturamento no ano menor que 81 mil reais;
- possuir menos de 3 mil em dívidas em 31 de janeiro do ano passado;
- ter conta de pessoa jurídica na Caixa;
- receber aprovação em análise de crédito;
- e estar dentro das regras do Crédito Caixa.