Qual é a diferença entre cursos tecnológicos e cursos técnicos?

Na hora de escolher um curso é comum que os estudantes fiquem em dúvidas sobre as diferenças entre os cursos tecnológicos e cursos técnicos. Essas modalidades possuem diferenças importantes que os estudantes precisam se atentar na hora da escolha.

FDR Responde: Qual é a diferença entre cursos tecnológicos e cursos técnicos?
FDR Responde: Qual é a diferença entre cursos tecnológicos e cursos técnicos? (Imagem: FDR)

O SENAC-PR oferece formações em diversos níveis, entre eles os cursos tecnológicos e cursos técnicos. Mas, afinal, essas duas modalidades de ensino possuem diferenças? A resposta é sim, alguns pontos diferem eles e precisam ser levados em considerados na hora de escolher qual seguir.

Em comum entre eles está o fato de que em ambos os estudantes recebem conhecimentos teóricos e práticos.

Quais as diferenças entre os cursos tecnológicos e cursos técnicos?

Os cursos técnicos geralmente são de curta duração, preparando o aluno mais ‘rapidamente’ de forma bastante prática e com desenvolvimento de competências específicas; eles podem ser integrados ao médio, concomitantes ou subsequentes.

Já os cursos tecnológicos possuem nível superior, ou seja, o estudante conclui a formação com um diploma de graduação; eles duram entre um ano e meio e três anos. Após ele é possível até mesmo fazer uma especialização.

Além disso, alguns pontos diferem os cursos tecnológicos e cursos técnicos; são eles:

Se você ainda está em dúvida sobre qual dos dois escolher, a nossa dica é que busque algumas informações importantes.

Por exemplo, quanto ao mercado de trabalho na região em que você mora e a disponibilidade dos cursos, afinal, pode ser que a área desejada esteja disponível apenas em uma das modalidades.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile