Qual é a diferença entre cursos tecnológicos e cursos técnicos?

Na hora de escolher um curso é comum que os estudantes fiquem em dúvidas sobre as diferenças entre os cursos tecnológicos e cursos técnicos. Essas modalidades possuem diferenças importantes que os estudantes precisam se atentar na hora da escolha.

FDR Responde: Qual é a diferença entre cursos tecnológicos e cursos técnicos?
FDR Responde: Qual é a diferença entre cursos tecnológicos e cursos técnicos? (Imagem: FDR)

O SENAC-PR oferece formações em diversos níveis, entre eles os cursos tecnológicos e cursos técnicos. Mas, afinal, essas duas modalidades de ensino possuem diferenças? A resposta é sim, alguns pontos diferem eles e precisam ser levados em considerados na hora de escolher qual seguir.

Em comum entre eles está o fato de que em ambos os estudantes recebem conhecimentos teóricos e práticos.

Quais as diferenças entre os cursos tecnológicos e cursos técnicos?

Os cursos técnicos geralmente são de curta duração, preparando o aluno mais ‘rapidamente’ de forma bastante prática e com desenvolvimento de competências específicas; eles podem ser integrados ao médio, concomitantes ou subsequentes.

Já os cursos tecnológicos possuem nível superior, ou seja, o estudante conclui a formação com um diploma de graduação; eles duram entre um ano e meio e três anos. Após ele é possível até mesmo fazer uma especialização.

Além disso, alguns pontos diferem os cursos tecnológicos e cursos técnicos; são eles:

  • Nível de escolaridade: O curso técnico é uma formação de nível médio; enquanto o tecnólogo é uma graduação de nível superior.
  • Profundidade dos estudos: as formações técnicas são focadas em habilidades práticas específicas; já os tecnólogos têm estudos mais aprofundados.
  • Estágio: nos cursos técnicos eles são obrigatórios, enquanto nos tecnólogos não, mas, o aluno precisa concluir um determinado número de atividades complementares.
  • Mercado de trabalho: é muito comum que as empresas busquem profissionais com mais qualificações, assim, as formações tecnólogas saem na frente com maior índice de empregabilidade.

Se você ainda está em dúvida sobre qual dos dois escolher, a nossa dica é que busque algumas informações importantes.

Por exemplo, quanto ao mercado de trabalho na região em que você mora e a disponibilidade dos cursos, afinal, pode ser que a área desejada esteja disponível apenas em uma das modalidades.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.