De acordo com dados públicos, o maior público prejudicado com a fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o de idosos e pessoas com deficiência. Visando diminuir o tempo que essas pessoas estão esperando pelo seu auxílio, foi criado o mutirão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em que o objetivo principal é a realização de perícias.
Segundo comunicado do INSS, essa “iniciativa tem como foco a redução da fila de estoque dos benefícios pendentes de avaliação social, que é uma das etapas para a concessão do BPC“. Inicialmente, foram escolhidas para esse projeto as cidades com o maior número de pedidos por esse auxílio social, localizadas nas regiões do Norte e Nordeste do Brasil. Agora, o mutirão do BPC já se espalhou por outros estados.
Embora seja pago pela Previdência Social esse não é um benefício previdenciário, mas sim criado para dar assistência aos mais pobres. Para receber o BPC é necessário ter renda familiar de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa, o que atualmente representa R$ 330. Além de estar inscrito no Cadastro Único, ter mais de 65 anos ou possuir alguma deficiência.
Para comprovar que há necessidade de receber a ajuda de até um salário mínimo todos os meses, esses grupos passam por uma perícia com profissional do INSS. No caso das pessoas com deficiência a presença no mutirão do BPC será capaz de confirmar que o cidadão possuí incapacidade física ou mental para o trabalho.
Em quais cidades acontece o mutirão do BPC?
Nesse final de semana, em 24 e 25 de junho, quatro cidades do país receberão o mutirão do BPC em suas agências do INSS. Os atendimentos são feitos mediante agendamento pelo número de telefone 135, e tem como objetivo diminuir o tempo de espera pela avaliação social.
Já foi confirmada a presença de 53 assistentes sociais que atuarão nos seguintes municípios: Imperatriz (MA), Porto Velho (RO), Ariquemes (RO) e Santos (SP). Ao conseguir uma vaga para ser atendido é importante comparecer no horário correto, e portando documento de identificação, comprovante de inscrição no Cadastro Único, além de receitas médicas e laudos que indiquem necessidade de ajuda.
O INSS ainda divulgou o calendário para os próximos dias de mutirão do BPC:
- 1 e 2 de julho: Montes Claros (MG).