NUBANK revela dado que deixa muita gente SURPRESA

O Nubank é o principal banco digital do país e atende todos os dias um grande número de clientes. Nesta quarta, 21, o banco divulgou um dado importante que surpreendeu. Confira os detalhes.

NUBANK revela dado que deixa muita gente SURPRESA
NUBANK revela dado que deixa muita gente SURPRESA (Imagem FDR)

A fintech revelou que foi a instituição que mais recebeu dados através do Open Finance em 2023.

Segundo dados da estrutura de governança do ecossistema, o Nubank foi o receptor em 46% das chamadas de API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês) efetuadas entre janeiro até 26 de maio. Neste período, a empresa captou informações de outras instituições 7,4 bilhões de vezes.

Nubank e o Open Finance

O banco digital se mantém na liderança deste ranking de maneira confortável. Em segundo lugar, aparece o Itaú, respondendo por apenas 23% das chamadas. Completando a listagem aparecem o Banco do Brasil (14%); Mercado Pago (7%) e Bradesco (4%).

As APIs são o habilitador tecnológico que faz com que os sistemas das instituições financeiras possam se conectar e trafegar dados. Este é o o padrão pelo qual as instituições “se conversam” no ecossistema do open finance. 

O ranking das chamadas leva em consideração os volumes da fase 2 de implementação do sistema, que é quando os dados de clientes passaram a ser compartilhados entre os integrantes participantes. Todas estas operações só podem acontecer após a autorização do usuário.

Esforço do Nubank dá resultado 

Na visão de Eliseu Tudisco, sócio da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, este resultado obtido pelo Nubank reflete o grande esforço do banco digital em tentar estimular o uso do open finance pelos clientes.

“Para instituições entrantes, é bastante atrativo ter uma visão ampla do cliente. Até pelo posicionamento de mercado, é natural que façam mais uso do open finance do que um banco que já é líder”, disse Tudisco ao Valor.

O que disse o Nubank 

O banco disse através de nota remetida ao Valor que esta grande participação como receptor é explicada especialmente pelo grande volume de consentimentos de clientes, que já é maior 7,8 milhões.

“A partir dos dados obtidos via open finance, queremos oferecer soluções que agreguem valor para o nosso cliente, como atualização e análise de informações para concessão de crédito, seja para cartões ou empréstimos, como também para experiências de alertas ou desenvolvimento de novas funcionalidades, como a visualização de saldos de outros bancos por meio do app”, disse o Nubank na nota ao Valor.

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Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.