Banco Central prevê grande NOVIDADE envolvendo o PIX em breve

O PIX é um sucesso entre os brasileiros desde o seu lançamento e vem sendo aprimorado para ficar cada vez mais completo. Desta vez, o Banco Central anunciou uma importante novidade que chega em breve. Confira.

Banco Central prevê grande NOVIDADE envolvendo o PIX em breve
Banco Central prevê grande NOVIDADE envolvendo o PIX em breve (Imagem FDR)

O BC comunicou que a modalidade PIX Automático está prevista para ser lançada em abril do ano que vem. Esta novidade é uma prioridade na agenda evolutiva da solução de pagamentos instantâneos.

Novidades para o PIX em breve 

Na visão de Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, esta novidade deverá impulsionar as transações com empresas.

Através desta nova modalidade será possível fazer pagamentos recorrentes de maneira automática, através da autorização prévia do usuário pagador. A idéia é fazer com que companhias com diversos modelos de negócio, sendo eles físicos ou online, consigam receber pagamentos periódicos.

Desta forma, esta novidade poderá ser usufruída por empresas de serviços (água, energia, etc), companhias de seguros, operações de créditos, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, e muitos outros.

“Ampliar o uso do Pix para esse caso de uso também trará mais competitividade ao setor, uma vez que o modelo é aberto e poderá ser ofertado para as empresas por qualquer instituição participante do Pix, sejam grandes bancos, bancos digitais, cooperativas, fintechs, iniciadores, entre outros”, disse Carlos Brandt no Fórum Pix, de acordo com o Finsiders.

Débito automático aprimorado

Esta ferramenta seria uma versão aprimorada do débito automático, que atualmente opera na base do convênio entre os bancos e a prestadora de serviços. Através do modelo automático, o processo de pagamento será feito de forma direta.

Da mesma forma que acontece com o modelo tradicional, o modo Automático também será gratuito para o pagador e poderá ser tarifado no recebimento de valores pelas empresas. 

O usuário que faz pagamentos poderá usufruir de várias funcionalidades para administrar os seus pagamentos recorrentes como, por exemplo, determinar um limite máximo do valor da parcela a ser debitada, podendo quando quiser cancelar a autorização.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.