A consulta às notas de corte parciais do SiSU 2023.2 já pode ser feita por todos os inscritos. Procedimento não garante a vaga, mas, ajuda aos candidatos a se organizarem melhor e, se necessário, realizarem trocas. Seleção é feita através da nota do ENEM.
O Ministério da Educação finalmente divulgou as primeiras notas de corte parciais do SiSU 2023.2. Estudantes que acessaram o sistema ficaram chocados com as notas e a situação acabou até mesmo gerando memes nas redes sociais. A nota de corte leva em consideração o número de inscritos, a quantidade de vagas e as notas dos participantes.
Durante todo o período de inscrições os candidatos podem fazer trocas entre os cursos disponíveis e as notas de corte servem exatamente para isso.
Notas de corte do SiSU 2023.2
Aparentemente as notas não agradaram os estudantes inscritos no Sistema de Seleção Unificada desse segundo semestre.
A nota de corte é um parâmetro para que o candidato tenha noção das suas chances de ser aprovado para o curso que deseja. Geralmente a segunda edição anual do programa tem menos vagas disponíveis, o que faz com que a disputa seja mais acirrada.
Após a divulgação feita pelo MEC na última terça-feira, 20, uma onda de postagens tomou conta do Twitter, mostrando o “desespero” dos estudantes.
“me prometeram que o sisu no meio do ano não era tão concorrido. agora eu tô chorando pq vou ter que fazer o Enem dnv”, escreveu uma jovem
Essa sensação de que será necessário fazer o ENEM novamente é super válida para quem deseja conquistar uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada, isso porque o SiSU aceita apenas a nota da última edição do ENEM a cada seleção.
Ou seja, os estudantes que não forem aprovados nesse processo seletivo não poderão utilizar a nota de 2022 novamente no programa.
“de onde ta vindo esse povo no sisu com uns notao tao alto…” escreveu um usuário da rede social.
Cronograma do Sisu 2023.2
- Inscrições: de 19 a 22 de junho
- Resultados: 27 de junho
- Manifestação de interesse na lista de espera: de 27 de junho a 4 de julho
- Nota considerada: Enem 2022
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.