SISU 2023.2 divulga parcial das notas de corte e deixa estudantes CHOCADOS

A consulta às notas de corte parciais do SiSU 2023.2 já pode ser feita por todos os inscritos. Procedimento não garante a vaga, mas, ajuda aos candidatos a se organizarem melhor e, se necessário, realizarem trocas. Seleção é feita através da nota do ENEM.

SISU 2023.2 divulga parcial das notas de corte e deixa estudantes CHOCADOS
SISU 2023.2 divulga parcial das notas de corte e deixa estudantes CHOCADOS (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação finalmente divulgou as primeiras notas de corte parciais do SiSU 2023.2. Estudantes que acessaram o sistema ficaram chocados com as notas e a situação acabou até mesmo gerando memes nas redes sociais. A nota de corte leva em consideração o número de inscritos, a quantidade de vagas e as notas dos participantes.

Durante todo o período de inscrições os candidatos podem fazer trocas entre os cursos disponíveis e as notas de corte servem exatamente para isso.

Notas de corte do SiSU 2023.2

Aparentemente as notas não agradaram os estudantes inscritos no Sistema de Seleção Unificada desse segundo semestre.

A nota de corte é um parâmetro para que o candidato tenha noção das suas chances de ser aprovado para o curso que deseja. Geralmente a segunda edição anual do programa tem menos vagas disponíveis, o que faz com que a disputa seja mais acirrada.

Após a divulgação feita pelo MEC na última terça-feira, 20, uma onda de postagens tomou conta do Twitter, mostrando o “desespero” dos estudantes.

“me prometeram que o sisu no meio do ano não era tão concorrido. agora eu tô chorando pq vou ter que fazer o Enem dnv”, escreveu uma jovem

Essa sensação de que será necessário fazer o ENEM novamente é super válida para quem deseja conquistar uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada, isso porque o SiSU aceita apenas a nota da última edição do ENEM a cada seleção.

Ou seja, os estudantes que não forem aprovados nesse processo seletivo não poderão utilizar a nota de 2022 novamente no programa.

 

“de onde ta vindo esse povo no sisu com uns notao tao alto…” escreveu um usuário da rede social.

Cronograma do Sisu 2023.2

  • Inscrições: de 19 a 22 de junho
  • Resultados: 27 de junho
  • Manifestação de interesse na lista de espera: de 27 de junho a 4 de julho
  • Nota considerada: Enem 2022

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.