Dois concursos devem ser lançados ainda nesse ano totalizando 5 mil vagas para diversos níveis. Seleções não devem ser para vagas efetivas, mas, sim para trabalho voluntário temporário e com remuneração mensal. Confira mais detalhes!
O Governo do Rio de Janeiro deve realizar dois concursos que somam mais de 5 mil vagas de emprego temporário. Na manhã dessa quarta-feira, 21, um decreto regulamentando foi publicado no Diário Oficial do Rio regulamentando o “Corpo de Jovens Voluntários”.
Concursos no Rio de Janeiro
As seleções devem ser feitas para a contratação de profissionais para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
O programa Corpo de Jovens Voluntários terá duração inicial de um ano, e será voltado aos jovens entre 18 e 29 anos, que terão remuneração mensal de R$ 2,6 mil para 40h de trabalho semanal.
“O Corpo de Jovens Voluntários gera benefícios tanto para os jovens como para a administração pública num setor vital e, consequentemente, para a sociedade em geral. O programa afastará muitos jovens do ócio e da ameaça de cooptação pelo crime organizado e promoverá a oportunidade para aproximar a sociedade de nossas corporações militares”, avaliou o governador do Rio, Cláudio Castro.
A iniciativa ainda vai possibilitar que agentes aptos, mas que hoje estão em funções burocráticas das duas corporações retornem às ruas.
O edital do programa ainda não tem data para ser divulgado; já se sabe que para se candidatar é necessário ter entre 18 e 29 anos; Ensino Médio completo; estar com as obrigações eleitorais em dia; ter boas condições de saúde e possuir atestado de bons antecedentes.
“Provavelmente, ainda em 2023, será realizada uma nova seleção para completar o quadro de temporários”, afirmou o CBMERJ.
O programa deve possibilitar a contratação de 3 mil jovens na Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM) e outros 2 mil para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.