ALERTA! Trabalhador que espera o PIS/PASEP de julho deve ficar atento a esse informe

Pelo menos 23 milhões de trabalhadores com carteira assinada que vivem com remuneração até dois salários mínimos, têm direito de receber o PIS/PASEP esse ano. O calendário de depósitos começou em fevereiro e o último grupo contemplado, conforme mês do nascimento ou final do benefício, receberá o abono salarial no mês de julho. 

ALERTA! Trabalhador que espera o PIS/PASEP de julho deve ficar atento a esse informe
ALERTA! Trabalhador que espera o PIS/PASEP de julho deve ficar atento a esse informe (Imagem: FDR)

O último pagamento do PIS/PASEP de 2023 acontece em julho. Trabalhadores da iniciativa pública ou privada receberão o benefício na mesma data, com quantia que vai variar conforme o número de meses trabalhados em 2021 que é o ano-base. O mínimo a ser pago é de R$ 110 por um mês de serviço e o máximo recebido será de R$ 1.320 pelos doze meses trabalhados.

O PIS (Programa de Integração Social) tem sido pago pela Caixa Econômica com base no mês de nascimento do cidadão. Enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é depositado pelo Banco do Brasil, baseado no último dígito da sequência numérica do benefício.

Para receber o PIS/PASEP é preciso ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, tendo recebido no máximo dois salários mínimos por mês. Além de ter emitido a carteira de trabalho há cinco anos, e ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Como fazer o saque do PIS/PASEP

Os trabalhadores que farão o saque do PIS/PASEP em julho são os trabalhadores da rede privada nascidos em novembro e dezembro, e funcionários públicos com benefício final 8 e 9. Para fazer o resgate do abono salarial é preciso procurar o banco em que a liberação está sendo feita.

O prazo máximo para receber o benefício nesse ano é em 28 de dezembro.

Caixa Econômica – PIS

Banco do Brasil – PASEP

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile