Pelo menos 23 milhões de trabalhadores com carteira assinada que vivem com remuneração até dois salários mínimos, têm direito de receber o PIS/PASEP esse ano. O calendário de depósitos começou em fevereiro e o último grupo contemplado, conforme mês do nascimento ou final do benefício, receberá o abono salarial no mês de julho.
O último pagamento do PIS/PASEP de 2023 acontece em julho. Trabalhadores da iniciativa pública ou privada receberão o benefício na mesma data, com quantia que vai variar conforme o número de meses trabalhados em 2021 que é o ano-base. O mínimo a ser pago é de R$ 110 por um mês de serviço e o máximo recebido será de R$ 1.320 pelos doze meses trabalhados.
O PIS (Programa de Integração Social) tem sido pago pela Caixa Econômica com base no mês de nascimento do cidadão. Enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é depositado pelo Banco do Brasil, baseado no último dígito da sequência numérica do benefício.
Para receber o PIS/PASEP é preciso ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2021, tendo recebido no máximo dois salários mínimos por mês. Além de ter emitido a carteira de trabalho há cinco anos, e ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Como fazer o saque do PIS/PASEP
Os trabalhadores que farão o saque do PIS/PASEP em julho são os trabalhadores da rede privada nascidos em novembro e dezembro, e funcionários públicos com benefício final 8 e 9. Para fazer o resgate do abono salarial é preciso procurar o banco em que a liberação está sendo feita.
O prazo máximo para receber o benefício nesse ano é em 28 de dezembro.
Caixa Econômica – PIS
- Agências ou casas lotéricas apresentando um documento com foto;
- Caixas eletrônicos da Caixa usando o cartão do programa;
- Depósito na conta corrente para quem já é cliente do banco;
- App Caixa Tem com movimentações financeiras disponíveis, como PIX, transferências, e outros.
Banco do Brasil – PASEP
- Agências ou Correios apresentando um documento com foto;
- Depósito na conta corrente ou poupança de quem já é cliente do BB.