ENEM 2023: Número de inscritos tem grande NOVIDADE em relação à última edição

Depois de diversos apelos do Presidente Lula e de entidades estudantis, o INEP divulgou uma importante informação sobre o ENEM 2023. Exame será aplicado em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro e a nota deve possibilitar que estudantes ingressem no ensino superior.

ENEM 2023: Número de inscritos tem grande NOVIDADE em relação à última edição
ENEM 2023: Número de inscritos tem grande NOVIDADE em relação à última edição (Imagem: FDR)

A participação dos estudantes no ENEM 2023 era um ponto de bastante preocupação para o Governo Federal. Prova disso é que o Presidente Lula fez alguns apelos para que jovens se inscrevessem no exame, que já se tornou a mais importante prova aplicada no país.

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é possível participar dos programas geridos pelo Ministério da Educação, SiSU, Prouni e Fies; além das seleções das universidades portuguesas e das feitas pelas próprias instituições.

Cresce número de participantes no ENEM 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os números preliminares sobre a quantidade de inscritos no ENEM 2023. A notícia boa é que a participação aumentou, em 2022 foram registrados 4.318.324 de inscritos; enquanto o ENEM 2023 tem 4.673.333 inscritos.

Vale lembrar que nesse ano o INEP decidiu não aplciar o ENEM Digital, assim, todos os inscritos farão a prova impressa.

Isso representa um aumento de 8,2% de um ano para outro; no entanto, esse dado é preliminar porque o período de pagamento da inscrição só será encerrado amanhã, 21.

A participação só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 85; exceto para os 2.155.238 estudantes (46,1%) que foram contemplados com a isenção da taxa.

O valor de R$ 85 pode ser pago através de boleto (gerado na Página do Participante), PIX; cartão de crédito; débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).

O pagamento via PIX deve ser feito com leitura do QR Code que consta no boleto emitido através do sistema.

O INEP aplica as provas do ENEM 2023 nos dias 5 e 12 de novembro nas 27 unidades federativas; o resultado deve ser disponibilizado no dia 16 de janeiro de 2024.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile