SiSU 2023: Inscrições começam nessa segunda (19); veja como se inscrever

Estudantes que sonham com uma vaga no ensino superior já podem fazer a inscrição no SiSU 2023 do segundo semestre. Essa edição tem mais de 50 mil vagas em centenas de cursos de graduação de instituições públicas estaduais e federais. Veja como se inscrever.

SiSU 2023: Inscrições abrem nessa segunda (19); veja como se inscrever
SiSU 2023: Inscrições abrem nessa segunda (19); veja como se inscrever (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação (MEC) abriu nessa segunda-feira, 19, as inscrições para o SiSU 2023 do segundo semestre. Estudantes vão concorrer a 51.277 vagas, em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao programa.

O Sistema de Seleção Unificada foi criado pelo Ministério da Educação em 2010 para ofertar vagas em instituições públicas por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

“Quem pode fazer a inscrição no SiSU 2023.2?”

De acordo com as informações do MEC, os candidatos devem atender a todos os seguintes requisitos:

  • Ter participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Tirado nota acima de zero na prova de redação, conforme previsto na portaria MEC nº 391/2002; 
  • E não tenha participado do Enem 2022 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação. 

Lembrando que o SiSU aceita apenas a edição mais recente do ENEM, nesse caso, a de 2022.

Inscrições no SiSU 2023

O período de inscrições segue aberto até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) de quinta-feira, 22, no portal Acesso Único; durante o procedimento cada candidatos deverá escolher até duas opções de curso de acordo com a sua ordem de preferência.

O ideal é que os estudantes façam a consulta de vagas disponível também no portal antes de realizarem a inscrição, assim, podem conferir as instituições que ofertam oportunidades no curso desejado.

Enquanto o período de inscrições estiver aberto os candidatos poderão realizar trocas dos cursos selecionados; será considerada a última seleção feita antes do encerramento do prazo.

Essa edição do Sistema de Seleção Unificada segue o cronograma abaixo:

  • Inscrições: de 19 a 22 de junho;
  • Resultado: 27 de junho;
  • Matrícula dos selecionados: de 29 de junho a 4 de julho;
  • Lista de espera: de 27 de junho a 4 de julho
  • Convocação por meio da lista de espera: a partir de 10 de julho

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.