SEM LIMITES! Lula acaba com teto das DEDUÇÕES do Imposto de Renda

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou o Projeto de Lei (PL) 947/2 que previa um teto de deduções do Imposto de Renda (IR). A intenção é para que o benefício fosse direcionado exclusivamente a empresas de sementes. 

SEM LIMITES! Lula acaba com teto das DEDUÇÕES do Imposto de Renda
SEM LIMITES! Lula acaba com teto das DEDUÇÕES do Imposto de Renda. (Imagem: FDR)

O PL sobre as deduções do Imposto de Renda foi proposto com o objetivo de reduzir integralmente da base tributável, as despesas com patentes de materiais transgênicos e royalties pelo uso de marcas exclusivas. A legislação tributária atual impõe limitações à dedução dos royalties e patentes a 5% da receita bruta do produto fabricado ou vendido. 

As deduções do Imposto de Renda compõem um projeto elaborado e apresentado pelo deputado Sérgio Souza, que ganhou a aprovação na Câmara dos Deputados em dezembro de 2022. De acordo com o parlamentar, a proposta tinha o objetivo de evitar a bitributação dos royalties pelo IRPJ.

Ele explicou que a bitributação aconteceria de duas formas. Primeiro na empresa detentora da tecnologia e, somente então na fabricante ou vendedora da semente patenteada. Mas, ao que parece, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não enxergou os mesmos benefícios no texto. 

Lula alegou que o PL não está em conformidade com a legislação orçamentária, a qual exige a inclusão da perda de receita na lei orçamentária ou medidas compensatórias. Agora, o veto integral será analisado pelo Congresso Nacional, que poderá derrubá-lo ou mantê-lo.

Como funcionam as deduções do Imposto de Renda?

O valor máximo de dedução do Imposto de Renda é R$ 2.275,08 na hipótese da declaração completa. Portanto, este é o valor máximo a ser abatido para cada dependente mencionado no documento tributário. 

A seguir, estão algumas despesas que podem entrar como dedução no Imposto de Renda.

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda?

Quais são os documentos exigidos na declaração do Imposto de Renda?

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile