Nesse mês de junho mais 4,3 milhões de pessoas puderam receber o PIS/PASEP. O pagamento é referente ao que foi trabalhado em 2021, ano-base, e libera no máximo R$ 1.320 por trabalhador. Os depósitos acontecem na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, dependendo do local de trabalho do funcionário. Quem não recebeu a quantia, precisa tomar algumas providências.
O PIS/PASEP é dedicado a dois públicos diferentes: funcionários públicos que recebem pelo Banco do Brasil, e trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica. Os requisitos para ter acesso ao abono, bem como o valor liberado e a data de pagamento são os mesmos para esses dois grupos. O que muda é a organização do calendário.
No dia 15 de junho, receberam 3.737.150 trabalhadores nascidos nos meses de setembro e outubro com direito ao PIS (Programa de Integração Social). E outros 538.418 funcionários públicos com benefício final 6 e 7 puderam sacar o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Esse é o penúltimo pagamento do calendário que finaliza no próximo mês.
Para receber o PIS/PASEP nesse ano é necessário ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2021, recebendo no máximo dois salários mínimos por mês. Além de ter emitido o número do PIS-PASEP há pelo menos cinco anos, e ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anula de Informações Sociais) ou eSocial.
Por que o PIS/PASEP não caiu?
O pagamento do PIS/PASEP funciona como um 14º salário, acaba sendo uma renda extra para os trabalhadores que vivem com até dois salários mínimos por mês. O abono é liberado uma vez por ano em uma única parcela, em 2023 o prazo máximo para o saque é o dia 29 de dezembro.
Para algumas pessoas, porém, a falta do dinheiro pode ser prejudicial. Mas é explicada por situações como:
- O trabalhador não cumpriu com todos os requisitos para acessar o abono salarial nesse ano;
- Os dados do trabalhador foram compartilhados de forma errada na declaração de RAIS;
- O dinheiro foi depositado no Caixa Tem, poupança social, e o cidadão está procurando na sua conta corrente, ou vice versa;
- O dinheiro foi depositado na conta poupança e não corrente do Banco do Brasil.
Quem deseja confirmar se tem direito ao benefício, pode fazer a consulta no App Carteira de Trabalho Digital.