NOVO crédito para MEI oferece vantagens inéditas em parceria com o BNDES

A iniciativa de criar uma empresa nem sempre é o principal desafio para o trabalhador, mas manter o empreendimento acaba sendo mais difícil. Aqueles que precisam de uma força podem contar com o crédito para MEI (Micro Empreendedor Individual) em diferentes situações. A linha de empréstimo é uma iniciativa do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).

NOVO crédito para MEI oferece vantagens inéditas em parceria com o BNDES
NOVO crédito para MEI oferece vantagens inéditas em parceria com o BNDES (Imagem: FDR)

O crédito para MEI é uma das vantagens que os pequenos empresários encontram ao formalizar seu empreendimento. É por meio dessa regularização que o cidadão consegue fazer a venda dos seus produtos ou serviços para outra pessoa jurídica, emitir nota fiscal, além da possibilidade de contratar até um funcionário. Como pessoa física é feita a contribuição previdenciária.

O registro como MEI acontece através do Portal do Empreendedor, e está disponível para diferentes atividades autônomas. Sendo permitido apenas para as empresas cujo faturamento não extrapola R$ 81 mil, não é permitido ter uma filial aberta ou ser sócio de uma outra empresa. Todos os meses é preciso pagar uma contribuição garantindo os benefícios, com valor que parte de R$ 67. 

Quando há situações que beiram a crise, faltando dinheiro em caixa, as linhas de crédito para MEI são uma solução bem interessante. As condições são mais vantajosas se comparadas ao empréstimo pessoal, mas vão depender do faturamento da empresa e da movimentação de uma conta jurídica.

Crédito para MEI disponível no BNDES

Chamado de Microcrédito pelo BNDES, esse tipo de crédito para MEI é oferecido em um agente operador desse banco, ou em outras instituições bancárias que são parceiras. Para consultar os agentes disponíveis em cada estado basta acessar esse link.

Segundo o BNDES, a taxa de juros mensal desse empréstimo não pode ultrapassar 4% ao mês, incluindo todos os impostos que são inclusos. Todo o processo de negociação sobre o valor que será emprestado, o vencimento das parcelas, o número de parcelas e a documentação exigida, são informadas diretamente pelo agente bancário.

O pedido do crédito para MEI também pode ser feito no canal MPE (nesse site). O dinheiro pode ser usado para:

  • Capital de giro e investimentos como obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, e compra de insumos e materiais.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com