LUCRO! Trabalhador comemora saque bilionário do FGTS nas próximas semanas

Faltam poucas semanas para que o trabalhador receba em sua conta do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) o depósito dos lucros obtidos no ano anterior. Esse é um processo tradicional e que acontece uma vez por ano, quando a Caixa Econômica Federal libera para os cidadãos a participação pelos lucros do que foi emprestado e recebido até dezembro de 2022.

LUCRO! Trabalhador comemora saque bilionário do FGTS nas próximas semanas
LUCRO! Trabalhador comemora saque bilionário do FGTS nas próximas semanas (Imagem: FDR)

A divulgação oficial do lucro definitivo de 2022, assim como o percentual que será compartilhado nas contas dos trabalhadores, deverá ocorrer até julho quando o dado será aprovado pelo Conselho Curador do FGTS. Em seguida, o pagamento desses lucros serão feitos no máximo até o final de agosto, conforme preveem as regras.

Quem já possuí conta no Fundo de Garantia há algum tempo conhece como esse processo funciona, porque já recebeu a distribuição de lucros de outros anos. Esse depósito é feito porque a Caixa Econômica que é o banco gerenciador das contas empresta o dinheiro disponível para o governo, em usos para pobras, investimentos e saneamento.

Funciona como uma espécie de aplicação, o que é recebido de volta nesse empréstimo precisa ser distribuído aos trabalhadores que são os donos das contas do FGTS. Vale para aqueles que registraram saldo positivo no Fundo de Garantia até dezembro de 2022, sendo que o valor depende do quanto havia disponível até essa data.

Quanto será pago de lucro do FGTS?

Vale lembrar que o pagamento do lucro do FGTS não fica disponível para saque, ele apenas incorpora o saldo já existente. Podendo ser recebido somente em situações em que tudo o que já foi acumulado no fundo pode ser resgatado, como: saque rescisão, aniversário, financiamento imobiliário, entre outros.

O valor que será recebido ainda não foi oficialmente divulgado, mas segundo um documento enviado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa ação sobre se a Taxa Referencial (TR) pode ser aplicada como índice de correção do FGTS, o lucro estaria na casa de R$ 15 bilhões. 

Dessa quantia, pelo menos 90% devem ser repassados aos trabalhadores, a fim de manter a rentabilidade acima da inflação. Receberão um valor maior aqueles que até dezembro de 2022 tinham um saldo elevado.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile