O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui uma responsabilidade imensa com a população brasileira. Isto porque o órgão é responsável pelo pagamento de muitos benefícios sociais que são cedidos pelo governo federal. Então, não é surpresa que o órgão liberou uma lista com MIL nomes que agora estão aptos; confira.
O INSS já é amplamente conhecido pela população brasileira. Dentre os benefícios que são pagos pelo órgão, podemos citar o pagamento da aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-doença, salário-maternidade e até mesmo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Portanto, ele possui um papel fundamental na vida de milhões de brasileiros. Para fazer parte do INSS como contribuinte, basta você ser uma pessoa que esteja apta à contribuir com o órgão. No caso dos cidadãos que exercem a sua profissão de maneira formal, a contribuição já é feita mensalmente.
Isto porque as pessoas que trabalham sob regime CLT, com a carteira de trabalho assinada, fazem a contribuição de forma compulsória. Então, antes mesmo do seu salário chegar, 7,5% do valor recebido é pago em contribuição, que acabará servindo para o cálculo da sua aposentadoria.
Além disto, outros benefícios são cedidos para este público. Os mais famosos são o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e o 13º salário. Porém, o INSS divulgou uma lista em que 1000 pessoas agora estão aptas à receber diretamente do órgão. Confira mais informações abaixo:
Está na lista? Confira agora o recado do INSS para estas 1000 pessoas
Como dito anteriormente, são muitos benefícios que são pagos à população. Para isto, é necessário que haja uma boa quantidade de funcionários à disposição do órgão. Este era um ponto de atenção do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), que estava recebendo muitas reclamações pelos aposentados e pensionistas.
Portanto, o INSS lançou um concurso público e contou com a aprovação de 1000 pessoas para que possam assumir novos postos no órgão. A medida vem para reduzir a fila de espera para os diversos programas oferecidos pelo INSS. Em portaria confirmada pelo Diário Oficial da União, você pode ver os nomes aprovados clicando aqui.