Vestibular UFPR 2024: Inscrições abertas para mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos

As inscrições para o vestibular UFPR 2024 já estão abertas; estudantes concorrerão a mais de 5 mil vagas em cursos de graduação gratuitos e presenciais. As provas de primeira fase serão aplicadas no mês de outubro.

Vestibular UFPR 2024: Inscrições abertas para mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
Vestibular UFPR 2024: Inscrições abertas para mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos(Imagem: FDR)

Período de inscrições no vestibular UFPR 2024 já está aberto; estudantes também podem pedir isenção da taxa de R$ 195. O processo seletivo oferece 5.281 vagas em 122 cursos de graduação, em Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.

50% do total de vagas é destinado aos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública. Dentro desse percentual também estão inseridas as pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A primeira fase da UFPR será aplicada no dia 22 de outubro nas cidades de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.

Já a segunda acontece nos dias 3 e 4 de dezembro e cada candidato fará a prova na cidade-sede do curso que escolheu.

Isenção no vestibular UFPR 2024

A taxa de participação no vestibular UFPR 2024 tem o valor de R$ 195, para aqueles estudantes que não possuem condições de pagar esse valor é concedida a isenção; podem fazer a solicitação pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo por pessoa que pertençam a um dos grupos:

  • Candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico)
  • Estudantes de escola pública não inscritos no CadÚnico

Os pedidos podem ser feitos até 14 de julho.

Para comprovar que atende ao requisito é necessário enviar os documentos listados no Guia do Candidato.

Inscrição no vestibular UFPR 2024

Os candidatos têm até o dia 23 de agosto para se inscrever, no site da Universidade Federal do Paraná. A taxa de inscrição pode ser paga via PIX ou boleto.

Vale lembrar que todos os cursos da Universidade Federal do PAraná são gratuitos.

Para mais informações, leia o edital completo.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.