Desde o seu lançamento pelo Banco Central (BC), o Pix vem sendo aprimorado e em breve os consumidores poderão contar com novidades também no cartão de crédito e que pode afetar o bolso dos usuários.
O Banco Central tem estudado novidades para o Pix e também para os cartões de crédito que beneficiarão os brasileiros, como revelou o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Dias de Brito Gomes.
O rotativo do cartão de crédito é um dos tipos de crédito mais caros do país e o BC deseja tornar efetiva a probabilidade de dívidas do rotativo para enfrentar os altos juros cobrados nesta modalidade de crédito.
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Capterra, 25% dos brasileiros utilizam o Pix mais de 20 vezes por mês. Assim, a ferramenta de pagamentos instantâneos tem tido uma rápida adesão e tem se tornado a forma de pagamento queridinha dos brasileiros.
Novidades que envolvem o Pix
PIX automático
Esta ferramenta será uma versão aprimorada do débito automático, que atualmente opera na base do convênio entre os bancos e a prestadora de serviços. Através do PIX automático, o processo de pagamento será feito de forma direta.
A novidade poderá ser usada para pagamentos de serviços de streaming, de telefone, contas de consumo e até para compras parceladas.
BolePIX
Esta será uma versão da solução do BC para o boleto bancário. Ele replica o boleto. O QR Code aparece como boleto e o consumidor pode usar o PIX para pagar. O pagamento será compensado de maneira instantânea.
PIX Garantido
O Banco Central também está desenvolvendo o Pix Garantido, que possibilitará o parcelamento de compras pelo Pix, com garantia de recebimento para o vendedor. Assim, segundo o diretor do órgão, o consumidor irá finalizar a compra e o vendedor irá se conectar às instituições financeiras que oferecerão a opção de crédito para a finalização da compra via Pix.
No entanto, de acordo com Gomes, embora a solução possa promover a competição para operações de crédito, ainda não se sabe exatamente como o modelo irá avançar e, dessa forma, a instituição deu “um passo atrás” para observar o progresso. Todavia, o projeto é visto com “bons olhos”.
Novidade voltada para o cartão de crédito
Entre as novidades que estão sendo preparadas, se destaca uma que envolve o rotativo do cartão de crédito. O BC deseja tornar efetiva a probabilidade de dívidas do rotativo para enfrentar os altos juros cobrados nesta modalidade de crédito.
Assim, a portabilidade do cartão de crédito, já utilizada nos Estados Unidos, permitirá que haja maior concorrência e possibilitará que o consumidor escolha o banco que preferir para realizar o pagamento e negociar taxas menores.
Gomes explica que, se o usuário não transfere a dívida do rotativo do cartão de crédito de uma instituição financeira para outra, há pouca pressão sobre os juros, o que favorece que as taxas permaneçam altas.