O Exame Nacional do Ensino Médio é sem dúvidas umas das provas mais importantes aplicadas no Brasil. As inscrições para o ENEM 2023 serão encerradas em breve e a baixa adesão das últimas edições tem preocupado inclusive o Presidente Lula.
Nos últimos anos, principalmente os da pandemia, o Exame Nacional do Ensino Médio apresentou uma redução significativa no número de inscritos. Preocupados com a adesão ao ENEM 2023 algumas campanhas e apelos têm sido feitos para estudantes de todo o país.
A nota do exame é aceita em diversos processos seletivos, incluindo três feitos pelo próprio Ministério da Educação (SiSU, Prouni e Fies), que por sinal são os principais a ofertar vagas pelo ENEM.
Número de inscritos no ENEM 2023
O período de inscrições nessa edição do exame será encerrado na próxima sexta-feira, 16.
Ou seja, você ainda tem algumas horas para garantir a sua participação.
Pensando em motivar os estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), cursinhos populares e diversas entidades educacionais se uniram para criar uma campanha nas redes sociais.
A #EnemAbrePortas lembra aos estudantes da importância do exame para quem deseja uma vaga em um curso de graduação.
“A entrada no ensino superior pode transformar sua vida. Faça o Enem e abra novas possibilidades!”, afirma a Ubes através de sua rede social oficial.
Não são apenas as entidades estudantis e a Ubes que demonstraram preocupação quanto a participação no ENEM 2023, o presidente Lula também já fez um apelo para que os brasileiros se inscrevam.
“É importante que todas as pessoas que tenham idade para se inscrever no Enem se inscrevam até o dia 16. Nós precisamos recuperar a força do Enem. É importante que todos que queiram fazer uma universidade se inscrevam para ter a oportunidade de ser doutor ou doutora”, afirmou Lula durante o programa Conversa com o Presidente da última terça-feira, 13.
Os estudantes podem fazer a inscrição através da Página do Participante com pagamento de taxa no valor de R$85.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.