Grande novidade: Brasileiros podem fazer pagamentos com PIX neste país

O PIX chegou para facilitar o dia a dia da população. Após o seu lançamento, ficou muito mais simples e rápido fazer transferências e pagamentos. E agora os brasileiros poderão usar a ferramenta de pagamentos do Banco Central neste país.

Grande novidade: Brasileros podem fazer pagamentos com PIX neste país
Grande novidade: Brasileros podem fazer pagamentos com PIX neste país (Imagem FDR)

Na Argentina, a Fiserv, empresa global de pagamentos e tecnologia financeira, criou uma solução que permite que lojas do país aceitem pagamentos através do PIX. Com isso, brasileiros que estiverem no país poderão usar a ferramenta para efetuar compras.

PIX passa a funcionar na Argentina 

Esta novidade, de acordo com a empresa, pode ajudar a aumentar a eficiência e a diminuir os custos para o comércio, e ainda trazer mais segurança e aprimorar a experiencia do usuário. 

“Nosso objetivo é conectar todos os tipos e tamanhos de empresas com as mais diversas modalidades de pagamento, instituições financeiras e provedores”, afirmou Jorge Valdivia, diretor geral da companhia no Brasil, em nota remetida ao Valor.

“Como a Fiserv opera em vários países da região, somos capazes de adaptar tecnologias localmente, melhorando a experiência de nossos clientes”, complementou.

Como funcionarão os pagamentos 

Os pagamentos via PIX na Argentina acontecerão através de um QR Code e o valor da transação será convertido em reais no momento da compra para o usuário final. O consumidor vai pagar  a taxa de IOF aplicável para transações de câmbio, “tornando as transações por Pix mais econômicas e seguras”, segundo a empresa ao Valor.

O mercado está criando formas para fazer com que seja possível efetuar pagamentos através da solução do BC enquanto o PIX internacional não é lançado oficialmente.

De acordo com o Valor, a PagBrasil é uma das empresas que integram este grupo. A empresa criou uma solução que permite que estabelecimentos de outros países, como Argentina, Uruguai e Estados Unidos, aceitem a solução de pagamentos instantâneos.

Novidades para o PIX em breve

Está sendo planejado pelo BC a integração do PIX, Open Finance e Real Digital com objetivo de desenvolver uma economia digital brasileira e assegurar mais segurança e eficiência nas transações.

O Open Finance é o ecossistema de compartilhamento de dados e o Real Digital, uma espécie de apresentação virtual da moeda nacional.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.