Concurso INSS: Ministro da Previdência anuncia novas convocações

Novidade para quem fez o último concurso do INSS no ano de 2022, novas convocações devem ser realizadas pelo instituto. A medida já foi confirmada pelo Ministro da Previdência e já está publicada no Diário Oficial da União. Profissionais receberão mensalmente mais de R$ 5 mil.

Concurso INSS: Ministro da Previdência anuncia novas convocações
Concurso INSS: Ministro da Previdência anuncia novas convocações (Imagem: FDR)

Novas convocações do concurso do INSS de 2022 devem acontecer em breve em diversas localidades do país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União – DOU na última segunda-feira, 12, após ser confirmada por Carlos Lupi, ministro da Previdência.

“As nomeações dos novos 1 mil servidores aprovados no último concurso do INSS estão liberadas e devem sair na próxima semana. Estamos avançando e, com este novo reforço, vamos trabalhar para reestabelecer a dignidade dos brasileiros que procuram a Previdência Social!”, escreveu o ministro no último dia 7 de junho em sua conta oficial no Twitter.

Novas convocações do concurso do INSS

A confirmação feita pelo ministro aconteceu após a assinatura do documento de contratação feita pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos também no dia 7 de junho.

Com a autorização a distribuição de vagas ficará da seguinte forma:

Os profissionais que serão nomeados receberão mensalmente o salário de R$ 5.905,79 para realização de jornada de trabalho de 40 horas. Ainda não há informações de quando as convocações serão feitas.

LISTA ATUALIZADA DAS DOENÇAS QUE DÃO DIREITO A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ DO INSS

Essas novas convocações devem possibilitar um melhor atendimento nas agências do INSS, para o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social, Glauco André Fonseca Wamburg, as filas de espera poderão ser reduzidas bastante com o novo contingente.

“Nós chegamos a uma situação perto do limite da nossa capacidade, e isso, naturalmente, desmotivou os servidores. Uma categoria que não tem aumento há muito tempo e que perdeu seis mil servidores apenas em 2019, com aposentadorias. A gente viu as agências sendo esvaziadas e um crescimento da visão do INSS como o algoz do processo. Então, rearticular a boa vontade e a motivação desses servidores é o primeiro grande desafio que a gente vem tentando resolver. Com a chegada desses novos trabalhadores, vamos ter muita ajuda em relação à fila”, disse o presidente do INSS.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile