Embora o pagamento de impostos possa ser algo incômodo para parte da população, ter acesso a restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) é uma espécie de compensação. Pagar os tributos é obrigatório e que atingiu o limite de faturamento imposto pela Receita Federal tem que liquida-los. No entanto, nem todos serão devidamente restituídos por isso.
O pagamento da restituição do IRPF acontece em cinco lotes nesse ano, e a liberação do primeiro já aconteceu. Na ocasião pouco mais de 4,1 milhões de pessoas receberam o depósito em sua conta, ou a transferência via PIX para chave do número do seu CPF. O calendário começou no dia 31 de maio e já estreou com um valor histórico, foram R$ 7,5 bilhões depositados.
Os próximos depósitos serão feitos até setembro, sempre no último dia útil de cada mês. A consulta para verificar se tem acesso ao pagamento fica disponível uma semana antes do depósito, por exemplo, nesse mês a restituição será paga dia 30 e a consulta disponibilizada no dia 23. Recebem aqueles que ao enviar a declaração foram notificados sobre a liberação da quantia.
Há grupos prioritários no recebimento da restituição do IRPF e que têm grandes chances de serem inclusos nos primeiros lotes, como:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Idosos com mais de 60 anos;
- Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- Pessoas cuja maior fonte de renda venha do magistério;
- Quem entregou a declaração até 10 de maio;
- Quem optou pela versão pré-preenchida da declaração;
- Quem cadastrou o PIX para ser restituído.
Como consultar a restituição do IRPF
A Receita Federal ainda não informou quantas pessoas serão pagas no segundo lote da restituição do IRPF, tão pouco o valor que será liberado. Mas a expectativa é de que esses dados sejam informados em breve, a fim de que o público já possa se programar. A liberação é feita para quem pagou mais impostos em 2022 e apresentou esses pagamentos em forma de dedução fiscal.
A consulta pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, ou acessando o site da Receita:
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
- Escolha “Consultar restituição”;
- Agora, selecione “Iniciar”;
- Informe número de CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
- Obtenha as informações desejadas.