Depois dos aposentados e pensionistas da Previdência Social conseguirem a antecipação do abono natalino, desde a última sexta-feira (9) servidores públicos e aposentados já receberam a primeira parcela do 13º salário. O valor que representa um abono adicional na folha de pagamentos do ano é tradicionalmente dividido em duas etapas. Nesse lote não há descontos.
Os meses de junho e julho são marcados pela tradicional festividade de São João, a expectativa é de que com essas feitas a economia do estado da Paraíba seja elevada. Não à toa, o governador do estado, João AzevÊdo, aprovou a antecipação da primeira parcela do 13º salário para servidores ativos, além de aposentados, pensionistas e reformados.
“Se computarmos com a folha de junho, que será paga no final do mês, serão cerca de R$ 1,5 bilhão injetados na economia paraibana. É dessa forma que o estado continua avançando, fazendo uma Paraíba melhor para todos nós”, frisou o governador João Azevêdo. O objetivo é permitir que esse público possa movimentar a economia local com as festas.
A antecipação da primeira parcela do 13º salário foi anunciada em 29 de maio, na ocasião Azevêdo participava do programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara. Desde então os servidores do estado ficaram na expectativa para o saque desse benefício que se uniu ao pagamento referente ao mês de junho.
Quem terá a antecipação da primeira parcela do 13º salário?
Por lei, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga aos trabalhadores no máximo até o dia 20 de novembro. Mas, cabe ao empregador, nesse caso o governo do estado da Paraíba, decidir como esse processo funcionará. O segundo pagamento deve ser obrigatoriamente depositado até 20 de dezembro.
Como houve o adiantamento da primeira parcela, há grandes chances do governo decidir pela antecipação também do segundo pagamento. No próximo depósito haverá desconto do Imposto de Renda para quem é contribuinte, e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para trabalhadores ativos.
Nesse primeiro lote em que a primeira parcela do 13º salário foi depositada no dia 9 de junho, foram contemplados:
- Profissionais da ativa, entre efetivos, comissionados e prestadores de serviço do governo da Paraíba e do município de João Pessoa;
- Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM).
Em Capina Grande para conseguir o adiantamento foi necessário solicitar a antecipação do 13º salário que será pago em 21 de junho, mas o pedido deve ter sido encaminhado até o dia 10 de junho.